Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Nogueira fala de planeta paralelo da mídia em julgamento

:  
Jornalista do Diário do Centro do Mundo faz referência à cobertura da Globonews ao dizer que imprensa tradicional confunde a voz de seus editoriais e de seus donos com a dos brasileiros; “Este o PP, que ilude brasileiros ingênuos que acreditam que jornais e revistas se batem pelo interesse público, aspas, e não pelo interesse privado e, não raro, escuso”, diz 

247 – O jornalista Paulo Nogueira, do Diário do Centro do Mundo, analisa a cobertura do Globonews do julgamento da Ação Penal 470 no STF – um planeta paralelo, diz ele. Leia:
O Planeta Paralelo das empresas de mídia no julgamento do mensalão
Por acaso, acompanhei a sessão do STF na Globonews. Vi, no Twitter, que podia ver o julgamento ao vivo lá com um mero clique.
O que mais de chamou a atenção foi o planeta paralelo em que jornalistas e comentaristas da Globonews parecem viver.
Neste PP, chamemos assim, os brasileiros parecem realmente clamar pela condenação e prisão dos réus do mensalão. E podem provocar tumultos nas ruas do Brasil se seu clamor não for acolhido pelos senhores membros do STF.
Invoco mais uma vez Wellington: quem acredita nisso acredita em tudo.
Mas uma jurista convocada para opinar sobre a sessão de ontem parecia acreditar. Ela disse que, embora tecnicamente os embargos infringentes simplesmente “existam”, os juízes poderiam votar contra ele caso considerassem que a sociedade assim deseje.
Pausa para rir.
Este o PP da Globonews – e das grandes corporações de mídia.
Ora, se a chamada voz rouca das ruas quisesse mesmo o que lhe atribuem convenientemente, as urnas teriam expressado isso contundentemente nas eleições presidenciais de 2010 e, depois, em disputas como a que se travou pela prefeitura de São Paulo. Dilma estaria fazendo as malas e não se preparando para 2014 com amplo favoritismo.
O que a mídia confunde é a voz de seus editoriais e de seus donos com a dos brasileiros. Este o PP, que ilude brasileiros ingênuos que acreditam que jornais e revistas se batem pelo interesse público, aspas, e não pelo interesse privado e, não raro, escuso.
Muitas personagens emprestam contribuição milionária para tal confusão. O ministro Barroso, por exemplo, explicou ontem por que votou – acertadamente, aliás – contra “o desejo de milhões”.
Só faz sentido a frase à luz de que ainda mais milhões desejassem que Barroso fizesse exatamente o que fez – ser um contraponto racional, lógico e justo ao blablablá enviesado de um personagem chave do PP: Joaquim Barbosa.
Se é verdade o que o PP dissemina, juízes como Luiz Fux e Gilmar Mendes representariam a vontade dos brasileiros – e não a da ‘turma de sempre’, aquela que se locupletou com o golpe de 1964 e não gostou nem um pouco de ficar longe do controle de coisas como o BNDES.
Amigos de JB, segundo um deles, o jornalista Claudio Humberto, estariam sugerindo que ele renuncie caso se confirme a tendência de aprovação dos embargos infringentes.
Com todo o respeito, já iria tarde . E bem que outros juízes como Fux e Gilmar poderiam acompanhá-lo no protesto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”