Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Protesto na Folha: cadê a autocrítica?

Por Altamiro Borges

A própria Folha desta quinta-feira (12) registrou num pequena, quase imperceptível, notinha:

******

Grupo faz protesto contra a Folha diante da sede do jornal

Cerca de 30 manifestantes promoveram ontem à noite um protesto contra a Folha em frente à sede do jornal, localizada na região central de São Paulo.

Com faixas, cartazes e palavras de ordem, o grupo acusou a Folha de ter apoiado a ditadura militar. Os manifestantes queimaram um boneco e picharam a faixa de pedestres. 

A Polícia Militar acompanhou o protesto, que terminou sem incidentes.

*****

No domingo (8), em sua coluna, Suzana Singer, a ombudsman da Folha, já tinha lamentado que o jornal em que trabalha nunca fez qualquer autocrítica do seu ostensivo apoio ao golpe de 1964. Ela elogiou o diário concorrente, O Globo, que publicou editorial admitindo o "erro" - embora de forma canhestra. "É a primeira vez que se vê tamanho ato de contrição na imprensa brasileira. Trata-se do principal conglomerado de mídia assumindo um erro editorial - não de informação - sobre um momento decisivo da história recente do país", argumentou.

Ela lembrou que a confissão de culpa ocorreu após vários protestos de rua em que os manifestantes gritaram "A verdade é dura, a Globo apoiou a ditadura!". Agora, com a manifestação em frente à sede da Folha em São Paulo - quem sabe, o primeiro de uma série -, talvez a famiglia Frias também confesse que apoiou o golpe e a ditadura militar - inclusive nos seus períodos mais sanguinários de torturas, assassinatos e "desaparecidos". A conferir! Ou melhor: a pressionar!

*****

Leia também:





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”