Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A oposição continua afundada em suas contradições

Em várias. A principal delas é que tanto no PSB quanto no PSDB o dilema continua sobre quem é candidato a presidente da República no ano que vem. Mas, não chega ser um drama. Há tempo para resolver, definir e se acertarem entre o governador Eduardo Campos (PSB), a ex-senadora Marina Silva (PSB/Rede Sustentabilidade), o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG) e o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB).

Drama mesmo é que tanto Campos como Aécio têm que administrar seus aliados Marina e Serra que continuam na possibilidade – expressão usada por Marina, lembram, ela disse “eu e Eduardo Campos somos possibilidades, sabemos disso…” – de encabeçarem as respectivas chapas em 2014.

Serra não esconde que poderá pleitear a vaga. Pelo contrário, deixa claro que pretende fazê-lo. E Marina diz que não diz, mas indiretamente reafirma todos os dias que continua candidata ao Planalto.

Eles têm dificuldades para ampliar alianças

Fora o fato de que ambos os partidos tem dificuldades em ampliar as alianças e administrar os palanques duplos nos Estados. Tanto dentro da Rede, quanto do PSB há graves tensões sobre qual a melhor estratégia.

São tensões expressas nas declarações do vice-presidente nacional do PSB, ex-ministro Roberto Amaral, quando ele diz que o adversário principal do seu partido é Aécio, e logo é desmentido por Campos que apressa-se a insistir que não faz campanha contra ninguém e nem contra partidos, mas a favor de ideias. Uma platitude que beira ao cinismo.

O fato é que Aécio e Campos disputam a ida ao 2º turno, ambos na oposição ao governo Dilma, ao PT, ao ex-presidente Lula e à coalizão que apoiar a presidenta Dilma Rousseff na reeleição.

O resto é esconder o sol com a peneira. É enrolação, já que o que o país e o eleitor esperam é que a oposição apresente ideias e programas para o Brasil, o que dará ao eleitor cidadão a possibilidade de optar por uma ou outra candidatura de forma simples, democrática e transparente. Mas isso, a oposição não apresenta porque ela não tem.

ZéDirceu No Blog do Zé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”