Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 15 de outubro de 2013

ESPIONAGEM AMERICANA ABRE CAMINHO PARA O BRASIL TER CAÇAS RUSSOS


Por Fernando Brito

"O jornalista Mauro Santayana antecipa, em seu blog, a possibilidade de reviravolta no programa de reaparelhamento da Força Aérea Brasileira, associando a compra dos jatos de quarta geração Sukhoi SU-35 – como os Boeing F-18, os franceses Rafale e os Grippen, da Suécia, selecionados no programa FX-2, da FAB – com participação no projeto, atualmente em testes, do moderníssimo T-50, quase invisível ao radar, como o seu correspondente americano F-22 Raptor.

Um amigo com relações na Aeronáutica me diz que o SU-35 que participou da concorrência do programa FX-2 não foi eliminado por deficiências operacionais, mas por dúvidas quanto à transferência de tecnologia, ajudadas por uma “pressão amiga” dos americanos.

Nos últimos meses, os russos têm emitido sinais contínuos de que transferir tecnologia não será problema. E voltam à carga com o oferecimento de parceria nos jatos que o sucederão, o que havia sido oferecido em 2008, chegando a ser objeto de um protocolo de intenções, mas foi recusado pelo Ministro da Defesa da época, Nélson Jobim.

O escândalo da espionagem americana pode ter mudado completamente os planos de voo da alta cúpula da FAB."

FONTE: escrito por Fernando Brito no seu blog "Tijolaço"   (http://tijolaco.com.br/index.php/espionagem-americana-abre-caminho-para-o-brasil-ter-cacas-russos/).

COMPLEMENTAÇÃO

Da Voz da Rússia

RÚSSIA VAI OFERECER AO BRASIL CO-PRODUÇÃO DO CAÇA T-50

 
Caça russo T-50

"Durante as negociações no Brasil, a delegação russa vai oferecer uma coprodução de modelos promissores de aviões de quinta geração.

A delegação russa, chefiada pelo ministro da Defesa, Serguei Choigu, realizará, entre 14 e 17 de outubro, visitas ao Peru e Brasil. Nas conversações, está prevista discussão das questões de cooperação militar e técnico-militar.

"Nas negociações no Brasil, estamos prontos para oferecer não só a compra de aeronaves modernas acabadas como o Su-35, mas também a produção conjunta de modelos promissores de aviões como o T-50," disse um dos integrantes da delegação."

FONTE: da "Voz da Rússia". Transcrito no portal "Vermelho" (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=226776&id_secao=9).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”