Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Lewandowski e Eliana Calmon tomam posse em comitê da ONU

JBonline

Dois magistrados brasileiros tomam posse nesta segunda-feira no comando do Comitê Permanente da América Latina para Prevenção do Crime, da Organização das Nações Unidas (ONU). Vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Ricardo Lewandowski assume como presidente do organismo, enquanto a ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça (STF), é empossada como secretária-geral do comitê.
 
O comitê terá a missão de elaborar um relatório sobre a situação da violência na América Latina, a ser apresentado no 13º Congresso da ONU sobre Prevenção do Crime e Justiça Criminal em 2015, em Doha, no Qatar. O encontro contará com a presença de autoridades internacionais e especialistas na questão da criminalidade em nível global.
 
Entre as principais atribuições do comitê está o mapeamento das tendências comuns no fluxo de criminalidade nas diferentes regiões da América Latina, assim como a aferição do impacto da violência na família e na comunidade. O órgão também deverá mensurar o efeito da tecnologia na segurança da população, bem como recomendar apoio técnico e financeiro às melhores práticas institucionais de combate ao crime. Caberá ao comitê ainda avaliar o índice de confiança da população em relação às autoridades policiais, além de indicar mecanismos de pacificação para superar elementos que causem medo e vulnerabilidade na população.
 
O comitê é subordinado ao Instituto das Nações Unidas para América Latina e Caribe para Prevenção do Crime e Tratamento do Delinquente (Ilanud), sediado em San José, na Costa Rica, e vinculado ao escritório da ONU sobre Drogas e Crimes (UNODC).
 
Os estudos desenvolvidos serão integrados ao "Plano Global das Metas de Desenvolvimento Sustentável do Milênio - O Futuro que Queremos", que procura desenvolver soluções duradouras para problemas globais como miséria, fome, analfabetismo, exclusão, discriminação, degradação ambiental e insegurança.
 
"Esse é o início de um trabalho que tentará não apenas entender as razões do fenômeno da violência na América Latina, mas, sobretudo, propor medidas e soluções exequíveis no longo prazo", avalia a ministra Eliana Calmon, que também é diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo (Enfam).
 
De acordo com o "Mapa da Violência", apresentado em março deste ano pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), dos 16 países que apresentam índice de mortes por arma de fogo superior a dez casos a cada 100 mil habitantes - máximo tolerável, segundo a ONU -, 14 estão na América Latina. As exceções são o Iraque e os Estados Unidos.
 
A liderança do ranking é de El Salvador, com 50,4 mortes a cada 100 mil habitantes, seguido pela Venezuela, com 49,5. O Brasil está em nono lugar na lista, com 20,4 óbitos por arma de fogo a cada 100 mil habitantes no ano de 2010.  
 
Do Blog do Amoral Nato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”