Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Reinaldo usa "livro bomba" em defesa de tucanos

247 - Em maio deste ano, o livro com as memórias do delegado Romeu Tuma Júnior já estava pronto. Foi anunciado pelo portal Consultor Jurídico e repercutido, de forma discreta, no site de Reinaldo Azevedo. O blogueiro de Veja destacava como aspecto principal da obra como teriam sido supostamente grampeados telefones de ministros do Supremo Tribunal Federal (leia aqui). 

Naquele momento, a obra de Tuma Júnior ainda não era classificada por Veja como "livro bomba". E dizia-se que seria lançada "nas próximas semanas".

No entanto, batizado como "Assassinato de reputações: um crime de Estado", o livro só saiu sete meses depois, agora em dezembro. E já se presta a uma finalidade: desqualificar as investigações sobre personagens graúdos do PSDB, que estariam conectados ao chamado propinoduto dos trens.

O primeiro a conectar o livro de Tuma Júnior à defesa dos tucanos é o suspeito de sempre: Reinaldo Azevedo, de Veja.com. Segundo ele, a investigação sobre as propinas pagas por empresas como Siemens e Alstom fazem parte da máquina de moer reputações do PT denunciada por Tuminha. "Atenção! Ainda que o inquérito seja sigiloso — a despeito dos vazamentos —, sabe-se que não traz absolutamente nada contra as autoridades tucanas, a não ser a acusação feita pelo ex-diretor da Siemens, que depois negou ser o autor das acusações", diz o blogueiro de Veja.com, em texto publicado nesta quarta-feira (leia aqui).

No entanto, a manchete de hoje da Folha de S. Paulo, que, segundo a ombudsman Suzana Singer, vinha perdendo a guerra com o concorrente Estado de S. Paulo, vai na direção contrária. Segundo a Folha, Rheinrheimer prestou novo depoimento e voltou a acusar secretários do governo Geraldo Alckmin de recebimento de propinas. Entre eles, Edson Aparecido, da Casa Civil.

Pode até ter sido coincidência, mas a chegada do livro de Tuminha ocorre num momento providencial para o PSDB e se presta à linha de defesa de políticos do PSDB e de seus escudeiros nos meios de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”