Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O que Aécio e Eduardo têm a dizer ao #naovaitercopa?

Brasil 247 - O silêncio de Aécio Neves (PSDB) e de Eduardo Campos (PSB) aos atos de violência durante os protestos denominados #naovaitercopa começa a soar estranho. Passadas já 24 horas da batalha campal nas ruas de São Paulo (que resultou na prisão de 146 pessoas), nenhum dos dois principais candidatos da oposição veio a público repudiar o vandalismo brutal que resultou em confronto com a polícia, prédios depredados, carro incendiado, manifestante baleado.

A não condenação da barbárie perpetrada por uma minoria fascista pode sugerir que os dois oposicionistas torcem para que uma nova onda de protestos force a realização de um segundo turno. Um erro. Na primeira onda de protestos a popularidade de rigorosamente toda a classe política desabou.
Agora, porém, há que se considerar algumas diferenças.

A maioria brutal dos brasileiros quer a copa; sabe que o torneio traz dividendos ao país em vários campos da atividade econômica e tem orgulho de poder recepcionar o maior evento do calendário esportivo mundial justamente no país do futebol. O brasileiro, naturalmente, também quer serviços públicos de qualidade, lisura nos investimentos. Todos querem. Da oposição ao governo.

O que há de semelhança na visão do brasileiro entre os protestos de julho e os do #naovaitercopa é que a violência não tem espaço no Brasil democrático atual. Por isso, uma manifestação pública de repúdio de Aécio e de Eduardo seria muito bem-vinda. Mostraria maturidade democrática da oposição.

É evidente que Aécio e Eduardo não pensam em recorrer ao silêncio como forma de insuflar a violência e aumentar suas chances eleitorais. É certo que ainda não tiveram a oportunidade de se pronunciar publicamente. Há tempo, porém.

Muito embora critiquem com vigor o governo petista de Dilma Rousseff nas redes sociais (o que é muito bom, cumprem seus papéis de oposição), tanto Aécio como Eduardo desejam a realização da Copa do Mundo no Brasil. Isso é fato. Ambos lutaram arduamente para que seus estados (Minas Gerais e Pernambuco) tivessem participação de destaque na realização do mundial.
Se considerarem excessivos os gastos com a copa, que façam a crítica com dureza, mas nos palcos adequados; nos palanques, pela imprensa, pelo Facebook; nunca pelo estímulo ao coquetel molotov.

Ao se calarem, estão dando combustível aos intolerantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”