Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 10 de março de 2014

Tijolaço: Barbosa é abandonado pela direita

Ministro confessa que não será candidato. “´É lançar-se, expor-se, a um apedrejamento”

O Conversa Afiada reproduz texto de Fernando Brito, extraído do Tijolaço:

Joaquim, abandonado, diz não ser candidato

Depois de até Merval Pereira tê-lo abandonado, na  sua coluna de ontem em O Globo, recusando “a teoria da conspiração que denuncia um plenário manipulado” da maioria “sob medida” que  com que ele, Joaquim Barbosa, insultou seus pares no Supremo Tribunal Federal, o nosso “salvador da Pátria” parece ter jogado a toalha”.

Numa entrevista dada “sob medida” para o  Diego Escosteguy, da Época, o presidente do STF diz, de novo, que não será  candidato a Presidente:

É lançar-se, expor-se, a um apedrejamento.

Curioso. O homem que expõe todos ao apedrejamento acha ruim ser apedrejado.

Joaquim Barbosa parece não ter entendido que não pode, na sua miopia, fazer o que veda o artigo 345 do Código Penal: “Fazer justiça pelas próprias mãos, para satisfazer pretensão, embora legítima, salvo quando a lei o permite”.

Mesmo que a pretensão fosse legítima – e não é –  a confissão de Barbosa de que manipulou uma condenação e uma cavilosa interpretação da lei  para conduzir como quis a ação penal 470, o chamado mensalão.

Embora Joaquim Barbosa continue servindo à direita como fonte de desgaste a um governo de esquerda, já não serve  mais à direita como candidato contra este governo.

Passou dos limites, com antes Jânio Quadros e  Fernando Collor passaram, ao representarem o moralismo de ocasião.

E, como Barbosa, foram descartados pelas elites a que serviram.

A diferença entre o demolidor e o construtor, é que deste resta a obra – material, política ou social – e daquele, após a fúria, só poeira.


Clique aqui para ler
“Dias: Ministros do STF é que formaram quadrilha”

Aqui para “Mino: Barbosa é um juiz incompetente”

E aqui para “Valério condenado no mensalão do PSDB. E os tucanos ?”

 
Do Conversa Afiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”