Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Dilma condena invasão de Israel à Gaza

Dilma classifica como desproporcional invasão de Israel ao território palestino da Faixa de Gaza e acrescentou: "medida que resulta em morte de mulheres, crianças e civis em geral"
 
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (17/07) que o governo brasileiro considera “desproporcional” a decisão israelense de invadir por terra o território palestino da Faixa de Gaza, medida que resulta em “morte de mulheres, crianças e civis em geral”.

“No Oriente Médio, por exemplo, estamos vivendo uma situação muito triste, para não dizer lamentável – é o que está ocorrendo na Faixa de Gaza. Porque estamos vendo pessoas perdendo a vida, saindo de suas casas”, afirmou a presidente, lembrando que o Brasil é a favor da existência de dois Estados na região, palestino e israelense.


A declaração da chefe de Estado brasileira vem após o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ter ordenado a operação terrestre, algo que não acontecia há cinco anos, e que poderá aumentar ainda mais o número de civis mortos pela Operação Margem Protetora, ofensiva israelense lançada há dez dias.

Itamaraty

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores afirma que o governo brasileiro “rechaça” a atual incursão terrestre israelense e considera a iniciativa um “grave retrocesso nos esforços de paz”.

No documento, a diplomacia brasileira expressa solidariedade aos feridos e à família das vítimas dos ataques tanto na Palestina quanto em Israel e conclama as partes a negociar cessar-fogo “duradouro”.

“O governo brasileiro conclama ambas as partes a aderir imediatamente aos esforços empreendidos pelo governo do Egito e pelas Nações Unidas neste sentido. Reitera que a solução de dois Estados, Israel e Palestina, requer que as partes respeitem suas obrigações nos termos do direito internacional e retomem sem demora as negociações de paz para encerrar o conflito”, acrescenta a nota do Itamaraty.

Agência Brasil e Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”