O banqueiro Salvatore Cacciola, ex-dono do banco Marka, deixou o complexo penitenciário de Bangu, no Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira (25). Condenado em 2005 a 13 anos de prisão por gestão fraudulenta de instituição financeira e peculato, Cacciola estava preso desde 2008.
Cacciola, que teve a liberdade condicional concedida pela Vara de Execuções Penais na última terça, deixou o presídio sem falar com a imprensa. Um grupo de pessoas acompanhou sua saída aos gritos de “ladrão”. Ele foi acusado de se valer de operações ilegais de compra de dólar que resultaram em prejuízo de R$ 1,6 bilhão ao tesouro brasileiro durante a desvalorização do real, no início de 1999.
Ele foi preso provisoriamente, mas em 2000 conseguiu um habeas corpus do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, e viajou para a Itália. O STF revogou a liminar, mas Cacciola não retornou ao Brasil e passou a ser considerado foragido. Ele foi preso em Mônaco em 2007 e extraditado ao Brasil em julho do ano seguinte.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”