Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Procurador defende abertura de ação contra Jaqueline Roriz

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, apresentou um parecer pela abertura de uma ação penal contra a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF).
 
Ele responde a um inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal) por ter sido flagrada em vídeo recebendo dinheiro de Durval Barbosa, delator do mensalão do DEM.

A deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) foi filmada recebendo dinheiro do delator do mensalão do DEM

A deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) foi filmada recebendo dinheiro do delator do mensalão do DEM.

O inquérito, que começou a tramitar em março, está sob a relatoria do ministro Joaquim Barbosa.

O advogado da deputada, José Eduardo Alckmin, questionou o momento escolhido pelo procurador para apresentar seu parecer.

"Parece estranho que isso venha justamente às vésperas do julgamento do processo por quebra de decoro parlamentar", disse o advogado, que afirma ainda não ter tido acesso ao documento.

Ela também responde a um processo na Câmara dos Deputados. Segundo o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), Jaqueline deverá ser julgada pelo plenário ainda em agosto.

Joaquim Barbosa já autorizou o compartilhamento de informações do inquérito com a Câmara.

O Conselho de Ética da Casa recomendou a cassação da deputada.

A deputada chegou a recorrer ao Conselho na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) alegando que o vídeo de 2006 é anterior ao mandato. Após polêmica, no entanto, ela desistiu do recurso.

Para cassar Jaqueline são necessários 257 votos entre os 513 deputados.
A deputada já admitiu que o recurso foi usado para caixa dois de campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”