Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Ciclo de alta da inflação termina neste trimestre, avalia BC

Apesar de o índice oficial de preços ter alcançado 7,23% em agosto, o Banco Central avalia que, neste trimestre, se encerra o ciclo de elevação da inflação acumulada em 12 meses.

A partir do quarto trimestre, as projeções do BC indicam "tendência declinante" para a inflação acumulada.


A informação faz parte da ata do Copom (Comitê de Política Monetária) divulgada nesta quinta-feira (8). Na semana passada, o comitê surpreendeu o mercado financeiro e reduziu a taxa básica de juros de 12,50% para 12% ao ano.

"O Comitê pondera que o cenário prospectivo para a inflação, desde sua última reunião, acumulou sinais favoráveis", diz o BC.

RISCOS MENORES

Para o BC, o processo de moderação em que se encontra a economia brasileira, devido às medidas já adotadas, "tende a ser potencializado pela fragilidade da economia global. Dessa forma, o balanço de riscos para a inflação se torna mais favorável."

Pela primeira vez, a instituição diz que os riscos derivados do "descompasso" entre oferta e demanda são decrescentes, embora sejam ainda relevantes.
Diz ainda que o nível de utilização da capacidade instalada recuou, se encontra "abaixo da tendência de longo prazo" e está contribuindo para "conter pressões de preços".

Apesar de citar novamente o "nível de incerteza crescente" na economia, o BC "identifica riscos decrescentes" para que a inflação alcance o objetivo de 4,5% no final de 2012.
Em relação às decisões futuras, o BC diz que levará em conta fatores como contenção das despesas do setor público e crescimento da renda e do crédito.

PLACAR

Em relação ao placar da decisão da semana passada, em que cinco diretores votaram pela redução dos juros e dois pela manutenção, o BC diz que, "de forma unânime", reconhece que o ambiente econômico se alterou substancialmente de modo a justificar uma reavaliação ou até reversão do processo de alta dos juros.

"Entretanto, dois membros do Comitê avaliam que o momento atual ainda não oferece todas as condições necessárias a que esse movimento tenha início imediatamente", diz o BC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”