Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O agente da CIA detido em Teerã neste sábado é um cidadão ianque de origem iraniana

espia


RT – O agente da CIA detido em Teerã neste sábado é um cidadão ianque de origem iraniana, segundo informou a televisão pública da República Islâmica num programa que mostrou o jovem confessando que tinha por missão infiltrar-se no ministério da Inteligência.


As autoridades o identificaram como Amir Mirza Hekmati, nascido no Estado do Arizona. Enfatiza que se alistou no exército ianque em 2001 e recebeu formação sobre serviços secretos durante uma década.


Hekmati foi em seguida enviado à base ianque de Bagram no Afeganistão, onde teve acesso a vários documentos secretos dos serviços de inteligência dos EEUU. Mais tarde viajou ao Irã em busca de ganhar confiança dos cidadãos e fazer-se passar por uma valiosa fonte de informação.


A descoberto

“O plano consistia em sacrificar informações úteis, da-las aos iraniamos pra deixar que o Ministério da Inteligencia determinasse que tratava-se de dados bons de modo que se puseram em contato comigo", confessou o jovem.
Em novembro os oficiais dos EEUU afirmaram que o Irã estabeleceu com êxito as identidades de vários informantes da CIA. Por sua vez, em maio, o Irã deteve 30 pessoas por suspeita de espionagem e na terça-feira passada, 15 deles foram declarados culpados. A condenação para este tipo de delito naquele país pode ser a morte.

Vejam o texto original em CONTRAINJERENCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”