Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

PEDIDOS DE PATENTES E MARCAS NO INPI JÁ SUPERAM O VOLUME DE TODO O ANO PASSADO

Exame de cada vez mais numerosos pedidos de patentes...

“Os pedidos de patentes no ‘Instituto Nacional da Propriedade Industrial’ (INPI) ultrapassaram, pela primeira vez, a marca dos 30 mil. Até o dia 15 deste mês, o órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior recebeu o total de 30.088 pedidos de patentes, contra 28.052 em todo o ano de 2010.

Em relação a marcas, deram entrada no INPI, até 15 de dezembro, 140.815 pedidos de registro. Em 2010, as solicitações totalizaram 129.620.

 
Em entrevista à Agência Brasil, o presidente do INPI, Jorge Ávila, lembrou que “os números ainda não estão fechados completamente”, o que indica que o volume de pedidos poderá ser ainda maior. Ele trabalha com a possibilidade de o número se aproximar de 35 mil, no caso de patentes, e de 155 mil, em se tratando de marcas.

Ávila atribuiu a expansão dos pedidos de marcas e patentes ao momento favorável vivido pelo Brasil. “Isso se deve, fundamentalmente, ao otimismo que existe no Brasil e no mundo inteiro com relação à economia brasileira. Acho que, no momento em que o mundo inteiro está em crise, o Brasil aparece como um ambiente atrativo e seguro para a realização de investimentos e, inclusive, pesquisas em desenvolvimento e inovação.”

Segundo ele, isso gera número crescente de pedidos de patentes, marcas, desenhos industriais e “de todas as formas de propriedade industrial”.

FONTE: reportagem de Alana Gandra da Agência Brasil (edição: Juliana Andrade) (
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-12-26/pedidos-de-patentes-e-marcas-no-inpi-ja-superam-volume-de-todo-ano-passado) [imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Do Blog Democracia e Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”