Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 23 de março de 2012

ARTILHARIA ANTIAÉREA NO BRASIL – RECEBIMENTO DO RADAR "SABER"


“Caxias do Sul (RS) – No dia 7 de março, o 3º Grupo de Artilharia Aantiaérea recebeu, do Arsenal de Guerra de São Paulo, o Radar “SABER M60”. O “SABER M60” tem capacidade de detecção a baixa altura e pode ser montado e colocado em operação completa em menos de 15 minutos por apenas três soldados.

Com tecnologia 100% brasileira, o sistema permite rastrear e acompanhar até 40 alvos simultaneamente, de forma automática ou manual, em raio de até 60 quilômetros e a altitudes de até 5 mil metros, tanto para aeronaves de asa fixa (avião) como de asa rotativa (helicóptero). É capaz de detectar alvos que voam em baixíssima velocidade - a partir de 32 Km/h para aviões - e detecta helicópteros ainda em voo pairado.

O radar identifica o alvo desejado, processa as informações e transmite, em tempo real, a um “Centro de Operações de Artilharia Antiaérea”, integrante do “Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro”. Fornece a localização exata de cada aeronave sobrevoando a área vigiada, bem como sua identificação, classificando os alvos de acordo com o tipo, diferenciando aviões de helicópteros.

O radar “SABER M60” possui as mesmas funções de um radar de grande porte de aeroporto e oferece custo mais baixo e capacidade de rastreamento, mesmo em ambientes como a densa floresta amazônica. Essa capacidade permite seu uso na proteção de pontos e áreas sensíveis, como indústrias, usinas, instalações governamentais e locais de eventos importantes, como conferências de chefes de Estado ou competições esportivas internacionais.”

FONTE: publicado no site “DefesaNet” com dados do Exército Brasileiro (
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/5273/3º-Grupo-de-Artilharia-Antiaerea-–-Recebimento-do-radar-SABER).
Do Democracia e Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”