Guerrilheiro Virtual

domingo, 15 de abril de 2012

Significados das eleições em São Paulo


Rodolpho Motta Lima, Direto da Redação

“Há uma grande preocupação, em determinados meios, no sentido de fazer com que as eleições   para a Prefeitura de São Paulo assumam uma dimensão nacional. Quem pensa assim, já antevendo uma vitória do candidato tucano José Serra, argumenta que essa seria uma considerável  derrota para o Governo Federal e seus procedimentos políticos. Será?  

Penso que não se pode negar  importância a um processo que envolve a capital do mais forte estado da Federação – economicamente falando - e que há muito se configura um reduto  igualmente forte do tucanato,  segmento político-partidário  de oposição às políticas do Governo Lula agora continuadas pela presidenta Dilma, mas que – apegado ferrenhamente à cartilha do neoliberalismo - , não aponta para as soluções de que o país necessita no campo social.

Mas que novidade haveria na eleição de Serra e que alterações significativas no quadro político nacional tal resultado, se houver, provocaria? Convenhamos: nada mudaria. Esse já vem sendo o quadro habitual. Lula e Dilma já foram eleitos com esse cenário. E agora mesmo se registram índices de popularidade da Presidenta jamais alcançados. Mudança poderá ocorrer, isso sim, se as eleições vierem a alterar o continuísmo tucano (com  linhas auxiliares fisiológicas do tipo Kassab)  e a introduzir  na política paulistana uma saudável oxigenação. 

A meu ver, e essa é uma posição ideológica, não é apenas na face econômica que o pensamento neoliberal dos tucanos se revela contrária aos maiores interesses nacionais. A forma como seus políticos de ponta encaram problemas sociais como casos de polícia mostra claramente o desprezo que, próprio de quem se considera elite – uma espécie de grupo predestinado pelos deuses a ser “diferenciado” - nutre pelos marginalizados, pelos empobrecidos. Recentes episódios são um bom exemplo das soluções  que o conservadorismo de sempre imagina para as tensões sociais.

Alguém – talvez querendo  tirar de foco o assunto do que realmente interessa -  poderia falar em competência administrativa, em eficiência na gestão da coisa pública, e tantas outras expressões que têm justificado, para muitos, os votos atribuídos a essa direita disfarçada de liberal, em São Paulo e em outros estados. Será mesmo essa  uma razão considerável? Não vivo em São Paulo, mas percebo , há anos, que os problemas são os mesmos – trânsito caótico, enchentes frequentes, violência que rivaliza com a que presenciamos aqui no Rio, etc - , sem que se apresentem soluções.”
 
Artigo Completo, ::Aqui::
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”