Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Nos EUA, ex-combatentes na guerra do Iraque e Afeganistão devolvem medalhas

Veteranos preparam-se para lançar suas medalhasna Cimeira da OTAN, em Chicago

“Veteranos atuaram nas guerras contra o Iraque e Afeganistão. O protesto dramático lembra ações tomadas por soldados contra a Guerra do Vietnã

Partido Comunista dos Estados Unidos / Brasil de Fato

Veteranos estadunidenses das guerras do Iraque e Afeganistão arremessaram suas medalhas no local onde ocorria a Cúpula da OTAN em 20 de maio, no que foi a mais dramática ação anti-guerra de ex-soldados desde o Vietnã. Um por um, mais de 40 membros do serviço de todos os ramos das Forças Armadas subiram ao palco para contar suas histórias enquanto milhares de manifestantes anti-OTAN ouviam e aplaudiam.

"Quero dizer para aqueles atrás de nós, nestes muros fechados onde constroem mais políticas baseadas em mentiras e medo, que não estamos mais com eles e em suas guerras injustas. Tragam nossas tropas para casa", disse Iris Feliciano, da Marinha dos EUA, que serviu no Afeganistão em 2002. Feliciano virou-se e arremessou suas medalhas para a McCormick Place, onde a Cúpula da OTAN foi realizada nos dias 20 e 21 de maio.

Lado a lado dos veteranos no palco estavam três representantes da Afegãos pela Paz (sediada no Canadá), cujos oradores condenaram a guerra dos EUA-OTAN, as perdas de vidas humanas e ao mesmo tempo expressaram solidariedade com os veteranos norte-americanos.

Suraia Sahar disse que tinha uma mensagem para os representantes da OTAN reunidos em Chicago: "Pelo que vocês têm feito para o meu país, eu estou furiosa. Pelo que vocês têm feito para o meu povo, estou enojada. Pelo que vocês fizeram para esses veteranos, estou de coração partido. "
Foto: Teresa Albano / PW
 
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”