Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A outra tese do mensalão

Por Paulo Salvador, na Rede Brasil Atual:

A leitura do recém-lançado livro A Outra Tese do Mensalão, da Editora Manifesto, é como respirar ar puro em tempos soturnos de tanta pressão da mídia conservadora sobre o julgamento do mensalão. De autoria de Antônio Carlos Queiroz, Lia Imanishi Rodrigues e Raimundo Rodrigues Pereira, o livro pretende ser uma revisão do caso.

Como é explicado na apresentação, "este livro pretende ser uma espécia de revisão da história do mensalão, o grande escândalo político do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva". Com 159 páginas, o trabalho traz a republicação de quatro artigos. Os dois primeiros, "Com a faca no pescoço. Ou sem a faca?" e "Sete anos de escândalo", ambos de fevereiro deste ano, publicados na revista mensal Retrato do Brasil, o terceiro, "o PT no seu labirinto", de setembro de 2005, no início do escândalo, da semanal Carta Capital e o quarto, "a saga de Carlos Ramos", de junho último, também da Retrato.

O livro organiza e reconta a história, dá uma visão panorâmica das disputas eleitorais, escândalos, corrupção e caixa dois desde as primeiras eleições diretas, em 1989, vencida pelo depois cassado Fernando Collor de Mello, entra no financiamento de campanhas dos tucanos, passa pela CPI do Banestado e os paraisos fiscais, reconta os vaivéns de Roberto Jefferson, disseca a relação das agências de publicidade, bancos, dívidas, acordos partidários, pagamentos com caixa 2 e finaliza com a CPI do Cachoeira. Como são reportagens, os textos primam pelo gosto da boa leitura.

São relembradas passagens esquecidas do consumo diário dos jornais e se aponta a atuação da mídia conservadora, que se transformou em partido diante da fragilidade e das derrotas da coligação PSDB/DEM. Depois de lido, se transforma num manual para ser consultado, como, por exemplo, o que eram os adiantamentos de verba publicitária ou o comportamento do publicitário Duda Mendonça. É possível comparar também os montantes envolvidos em cada escândalo e quanto os partidos receberam de doações oficiais nas campanhas.

Do começo ao fim, o livro faz o embate entre as duas duas teses postas no julgamento, a de compra de votos e partidos com dinheiro público no tachado "o maior escândalo do primeiro mandato do governo Lula" ou o uso de empréstimos que irrigaram um caixa 2 para pagamento de dívidas eleitorais nas alianças partidárias que levaram à vitória de Lula, em 2002.

Lançado em 2 de julho, em processo de distribuição para bancas e livrarias, o livro pode ser adquirido por R$ 25 pelo site www.oretratodobrasil.com.br ou pelo telefone 031 3281-4431.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”