Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Um reconhecimento ainda que tardio. E sem efeito prático


A análise da ombudsman da Folha de S.Paulo, Suzana Singer, em sua coluna neste domingo (23), não é uma defesa do propósito do seu jornal de atingir-me e não reduz os males a mim causados por uma manchete na semana passada. Mas não deixa de ser um reconhecimento do quanto o veículo em que ela trabalha carregou a mão e distorceu um fato na tentativa de atingir-me.
 
O título dado pela ombudsman à sua coluna neste domingo foi "Manchete turbinada". É sobre aquela manchete do jornal impresso de 4ª feira pp. "Haddad diz que associá-lo a Dirceu é degradante". No site a manchete era muito parecido: "Haddad diz que é degradante ser ligado a Dirceu e a Delúbio".
 
A ombudsman explica que do jeito como foi publicado, parece que o candidato falou aquilo. Não falou, mas as manchetes forçavam nessa linha, induziam os leitores a ter esse entendimento.
 
Manchetes atribuem a Haddad declarações que ele não fez
 
Como a ombudsman explica, e todos os que leram a reportagem perceberam, as duas chamadas - os dois títulos - foram pinçadas de ação que os advogados da campanha moveram junto à Justiça eleitoral para retirar do ar anúncio da campanha do candidato tucano, José Serra, em que ele forçava uma associação entre mim e o candidato do PT a prefeito, Fernando Haddad.
 
"A frase que virou manchete foi pinçada da medida judicial e editada como se fosse uma declaração do ex-ministro da Educação ("Haddad diz que...")", escreveu a Ombudsman. É fato. Quem não ficou só nas manchetes e leu as matérias pode compreender isto.
 
A minha pergunta é: quantos lêem as manchetes e as reportagens? Quantos não ficam apenas nos títulos vistos nas capas dos jornais, sem ter tempo ou oportunidade de ler as reportagens na íntegra?
 
O jornal e os jornalistas sabem disso. O jornal, com duas manchetes tão distorcidas - no impresso e no online -, atingiu seu objetivo: atacar-me, prejudicar-me e incompatibilizar-me com companheiros do PT e com os leitores. Já eu, fora esta nota que publico no blog, o que posso fazer para reparar os prejuízos que isto me causa?
 
José Dirceu
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”