Guerrilheiro Virtual

sábado, 6 de outubro de 2012

Hobsbawm e os idiotas da Veja


Por Altamiro Borges

A revista Veja publicou nesta semana um artigo sobre a morte do historiador Eric Hobsbawm, ocorrida na segunda-feira. O texto é repugnante e evidencia todo o ranço direitista deste pasquim, que mais parece uma sucursal rastaquera da agência terrorista dos EUA, a CIA. Intitulado “a imperdoável cegueira ideológica de Eric Hobsbawm”, o artigo afirma logo na abertura que o “maior historiador esquerdista de língua inglesa foi um idiota moral”. Na sequência, apenas adjetivações para desqualificar o renomado intelectual.

A revista da famiglia Civita, que bajula o império ianque e as suas guerras genocidas, não tolera o fato de Hobsbawm ter defendido a União Soviética em plena “guerra fria” e no auge da cruzada anticomunista. Para ela, “o talento de historiador ficará para sempre manchado pela cegueira com que ele se agarrou a uma posição ideológica insustentável”. Com esta visão, própria dos ideólogos da direita, a Veja bombardeia importantes obras do escritor, como A Era das Revoluções, A Era do Capital e A Era do Império.

Segundo a revista colonizada, “o entusiasmo com a revolução bolchevique não foi a única fonte de tropeços morais para Hobsbawm. A conflituosa relação com as raízes judaicas – seu sobrenome deriva de Hobsbaum, modificado por um erro de grafia – o levou a apoiar o nacionalismo palestino e, ao mesmo tempo, a negar igual tratamento a Israel”. Para ela, Hobsbawm não foi um historiador, mas um comunista! E ser comunista é crime. Daí o apoio dos “idiotas” da Veja a tiranos direitistas e golpistas do mundo inteiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”