Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Serra, o higienista, incorpora Cesare Lombroso

Nota do bloguinho mequetrefe:
Houaiss
Lombrosianismo

Conjunto de teorias do psicopatologista e criminologista italiano Cesare Lombroso (1835-1909), que relacionam o comportamento dos que cometem delitos com as características físicas dos criminosos e, em conseqüência, preconizam a possibilidade de um tratamento médico da criminalidade [Uma das primeiras tentativas de explicar o crime em termos não morais ou sociais.]
Sanguessugado do DoLaDoDeLa
Serra quer usar a Frenologia para identificar potenciais criminosos
O "coiso" inovou de novo. Em entrevista à CBN - que Burburinho não perdeu - esta manhã, Serra disse: "Nós vamos combatê-la (violência), em parte, com prevenção. Temos um programa feito conjuntamente com a Fundação Casa, antiga FEBEM, para atuar nos jovens que estão dentro das escolas que ainda não entraram para o mundo do crime, mas que podem ter propensão para isso. Então nós vamos fazer com eles um trabalho preventivo que é identificar quem tem um potencial para ir para o crime ou para ir para a droga e poder fazer um trabalho de acompanhamento de monitoramento e de ajuda a esses jovens. Não são apenas medidas de segurança, são medida preventivas. Essa é a questão fundamental. No geral, vamos combater o crack de verdade."

A pergunta que se faz é como identificar "potencial para ir para o crime ou para a droga"? O cientista Miguel Nicolelis deu a resposta num comentário no blog do Nassif: "A Frenologia pode ser a salvação". Curioso, fui ao pai dos ignorantes, o Google. Na Wikipédia encontrei a pérola: "A tentativa de localizar os sentidos ou a personalidade dentro da cabeça remonta ao filósofo Aristóteles da Grécia antiga. No entanto, as primeiras tentativas cientificas de medir o formato de um crânio e tentar estabelecer uma suposta relação com o caráter foram feitas pelo médico alemão Franz Joseph Gall (1758-1828), que é considerado o fundador e pai da Frenologia."

Para quem não sabe, a Frenologia serviu de base para a Eugenia, a "seleção dos melhores para purificação da raça". Raciocínio levado ao extremo por um conhecido nosso, Adolf Hitler. Um raciocínio gerado sobre premissas falsas, como faz seu Serra, é um sofisma. Não havendo prova da premissa, de que a forma e as dimensões da cabeça estejam relacionadas a qualquer padrão de comportamento, os críticos da Frenologia argumentam que é apenas um sofisma para comportamentos racistas de certos grupos sociais.
Agora entendo bem como "o mais preparado" se perdeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”