Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

UMA SESSÃO EXTRA PARA DAR TEMPO DE CONDENAR DIRCEU ANTES DO SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES

QUANDO A PRESSA É AMIGA DA SUSPEIÇÃO


A vida de muitos brasileiros depende de decisões tomadas por Ministros do STF. De forma individual ou coletiva, eles tem em mãos milhares de processos, que sempre andaram muito lentamente. Por conta do MENSALÃO estes processos encontram-se praticamente parados. É o próprio relator, Ministro Joaquim Barbosa que admite isso. Uma sessão extra, para que em termos de MENSALÃO tudo "seja consumado" antes de domingo próximo, fará com que a espera de muitos cidadãos se arraste, no que tange a outros casos. Na próxima semana teremos um feriadão, e o sofrimento desses brasileiros vai ser prolongado. Depois, é provável que Ministros "exaustos de tanto correr", retornem ao ritmo normal de julgar, e aí...... Suas excelências não conseguiram até agora dar uma demonstração cabal e técnica, que justifique essa correria no julgar a Ação Penal 470. Por isso, essa pressa tornou-se amiga da suspeição. Que interesses ou a que tipo de pressão atendem, para assim proceder ?
 
SOBRE SESSÃO EXTRA DO STF PARA CONCLUIR JULGAMENTO DA AÇÃO PENAL 470

Resumo matéria - O Estado de São Paulo

Barbosa argumentou que, com a sessão de terça-feira, o Supremo teria a "certeza ou quase certeza" de que o processo poderá ser concluído. O ministro Celso de Mello, decano da Corte, observou que a proposta acarretaria o cancelamento das sessões das duas Turmas do STF, que se reúnem tradicionalmente naquele dia.

O ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo do mensalão e presidente da Segunda Turma, disse que preferia não opinar sobre a conveniência de se realizar uma sessão extra por não ter sido consultado, antes do início do julgamento, sobre o cronograma dos trabalhos. Mas Lewandowski fez um alerta: "Nós temos habeas corpus, com réus presos, temos mandado de segurança que ficariam prejudicados".

Joaquim Barbosa rebateu o colega. "Nós temos toda essa gama de processos o ano inteiro, não muda nada", disse. Lewandowski treplicou. "Um dia que um réu fique preso injustamente muda muita coisa". Barbosa observou que todos estão com "muita coisa parada em função deste julgamento". "A proposta não é do meu prazer, mas eu acho necessário para encerrar na semana que vem", apelou aos pares.

O ministro Marco Aurélio Mello cutucou Barbosa ao dizer, citando notícias veiculadas na imprensa nesta quarta, que o motivo da necessidade de se encerrar o julgamento é que o relator está com viagem "marcada com antecedência". Ele referia-se ao fato que o relator viajará para Düsseldorf, na Alemanha, no próximo dia 29 para realizar um tratamento das dores crônicas que têm nas costas.

O relator disse que há outra razão "muito clara". ???? Barbosa disse ter conversado com o próprio Marco Aurélio e Celso de Mello e, após terem feito as contas, seria possível, sim, encerrar o julgamento na semana que vem. O ministro disse ainda que já adiara sua viagem para tratamento de saúde uma vez, no dia 8 de outubro, por causa do julgamento.
 
 Do 007bondeblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”