Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Brasilianista confirma: EUA apoiaram golpe de 64

:  
Thomas Skidmore jantou com o embaixador Lincoln Gordon na véspera da tomada do poder pelos militares. "Foi um momento de clímax", disse ele

247 - Autor de vários livros sobre o País, onde se destacam "Brasil: de Getúlio a Castelo" e "Brasil: de Castelo a Tancredo", o brasilianista Thomas Skidmore, aos 80 anos, hoje vive num asilo, nos Estados Unidos, onde falou ao jornalista Lucas Ferraz, da Folha. De lá, fez uma importante revelação sobre o golpe militar de 1964. 

Na véspera da tomada de poder pelos militares, Skidmore jantou com Lincoln Gordon, à época embaixador dos Estados Unidos no Brasil. E Gordon antecipou a ele o que ocorreria no dia seguinte.  "Sim, ele indicou naquela noite o que estava vindo. Era óbvio que a embaixada americana ajudava a oposição. No jantar, Gordon foi passar um telegrama para Lyndon Johnson [presidente dos EUA] contando as novas e pedindo que o governo americano reconhecesse o regime. Ele disse que tinha ganhado. Foi um momento de clímax", afirmou.

A revelação é importante, pois ocorre no momento em que diversos analistas começam a enxergar sinais de golpismo no horizonte.

Do 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”