Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Joaquim Barbosa vai ao Planalto convidar Dilma para posse no STF

“O ministro relator do julgamento do mensalão, Joaquim Barbosa, se reuniu na manhã desta segunda-feira com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Segundo a assessoria de imprensa da Presidência, Barbosa foi pessoalmente entregar o convite para a sua posse como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Barbosa é o primeiro negro a presidir a mais alta corte do País. A cerimônia está marcada para o dia 22, às 15h, no plenário do STF. O ministro foi eleito no dia 10 de outubro e irá substituir Carlos Ayres Britto, que irá se aposentar compulsoriamente porque completará 70 anos no final de semana. O ministro Ricardo Lewandowski, revisor do mensalão, foi eleito vice-presidente.

Mineiro de Paracatu, Joaquim Barbosa chegou ao Supremo em 2003, indicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por ironia do destino, sua cadeira na Corte foi negociada pelo advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, defensor de poderosos em Brasília, inclusive do publicitário Duda Mendonça, réu no processo do mensalão. Kakay levou o nome de Barbosa a ninguém menos que José Dirceu, a quem o ministro condenou por corrupção ativa pelo envolvimento no esquema de compra de apoio político durante o primeiro mandato do governo Lula.

Embora se diga que ele é o primeiro negro a ser ministro do STF, ele foi, na verdade, o terceiro, sendo precedido por Hermenegildo de Barros (de 1919 a 1937) e Pedro Lessa (de 1907 a 1921)." 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”