Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Relatório da CPI do Cachoeira recomenda investigação de Gurgel

O relatório final da CPI do Cachoeira, que pediu o indiciamento de 46 pessoas e foi protocolado na noite de ontem, recomenda que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) investigue a conduta do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. De acordo com o documento, elaborado pelo relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG), Gurgel não deu prosseguimento às investigações referentes à Operação Vegas, iniciada em 2008 pela Polícia Federal. Para o relator, que vai realizar a leitura do documento na manhã de hoje, não foi apresentada nenhuma justificativa para a paralisação da investigação.

O inquérito da Polícia Federal foi remetido à Procuradoria Geral da República em 2009. No entanto, a subprocuradora Cláudia Sampaio, mulher de Gurgel, entendeu que não havia indícios para o prosseguimento da apuração contra as autoridades com foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal (STF). Ontem, o procurador-geral da República não comentou o relatório. Na época, Gurgel informou que teria sobrestado o inquérito para possibilitar que novas investigações fossem desenvolvidas. Ele só pediu abertura do procedimento no Supremo Tribunal Federal mais de dois anos depois, quando a CPI já havia sido instalada.

O relatório final  da CPI do Cachoeira, tem   mais de 3 mil páginas,  e pede, entre outros, o indiciamento do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB); do ex-senador Demóstenes Torres; do dono da Delta Construções, Fernando Cavendish; do ex-vereador de Goiânia Wladimir Garcez; do deputado federal Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO); e do prefeito de Palmas, Raul Filho (PT). Além disso, o relator pediu o enquadramento de todos os integrantes da quadrilha que ficaram em silêncio, a exemplo de Cláudio Abreu, ex-diretor da Delta no Centro-Oeste. Mais da metade dos depoentes ficou calada.. Já o   governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), que prestou depoimento na comissão, foi inocentado.

O deputado Sílvio Costa (PTB-PE) vai solicitar hoje, por meio de uma questão de ordem, o adiamento da leitura do relatório. O parlamentar pedirá que a CPI aprove a reconvocação do bicheiro Carlos Augusto Ramos. 

Relatório paralelo

Insatisfeitos com o resultado final da CPI do Cachoeira, quatro parlamentares, que pertencem a um grupo considerado independente, vão protocolar hoje, na Procuradoria Geral da República (PGR), um relatório paralelo por considerar que os trabalhos investigativos da comissão foram prejudicados por questões políticas e partidárias. Além do indiciamento do governador de Goiás, Marconi Perillo, já sugerido no relatório oficial, o documento pedirá o enquadramento dos governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB). Também serão oferecidas representações contra os deputados Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) e Sandes Júnior (PP-GO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”