Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Bolívia e Equador reforçam o Mercosul

Por Altamiro Borges

Dilma Rousseff, Cristina Kirchner, José Pepe Mujica e Hugo Chávez participam nesta sexta-feira (7) da Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul, em Brasília. Segundo a Agência Brasil, “o encontro discutirá alternativas para incentivar a participação dos empresários no Mercado Comum do Sul e o ingresso de mais dois países no bloco econômico sul-americano: Equador e Bolívia”. O Paraguai, devido ao recente golpe, segue excluído da Cúpula e as tratativas para a adesão dos dois novos parceiros estão avançadas.

Para o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, o ingresso da Bolívia e Equador dará mais força ao bloco regional. “É uma base maior. Um projeto maior de integração sul-americana”. Com estas adesões, será possível articular as áreas amazônicas, andina e caribenha da América do Sul e aumentar os benefícios gerados pelo bloco. “Os defensores da proposta argumentam que o Mercosul assumirá papel relevante em decorrência dos temas relativos à segurança energética e alimentar”, relata a Agência Brasil.

A área de atuação do bloco, com a recente inclusão da Venezuela, reúne 270 milhões de habitantes, o equivalente a 70% da população sul-americana. O Produto Interno Bruto alcança US$ 3,3 trilhões, aproximadamente 83,2% do PIB de toda a América Latina, em um território de 12,7 milhões de quilômetros quadrados (72% do continente). A adesão da Bolívia e do Equador aumentará ainda mais o papel geopolítico do Mercosul, num contraponto ao hegemonismo dos EUA e da Europa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”