Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Niemeyer, o Parque Dona Lindu e a história

 :  

Famosa por suas pontes , rios e canais, que deram à cidade do Recife o título de “Veneza Brasileira”, a capital pernambucana possui uma das últimas obras de Oscar Niemeyer, o Parque Dona Lindu; além do centro de cultura e lazer, o Recife também tem uma ligação histórica e política com o arquiteto, falecido na noite desta quarta-feira (5); no exílio, Niemeyer e o ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, serviram como uma espécie de elo de ligação entre os exilados e fugitivos da ditadura, fornecendo abrigo, arrumando trabalho e, sobretudo, repassando informações sempre que possível

Paulo Emílio_PE247 - Famosa por suas pontes , rios e canais, que deram à cidade do Recife o título de “Veneza Brasileira”, a capital pernambucana possui uma das últimas obras de Oscar Niemeyer, o Parque Dona Lindu. Além do centro de cultura e lazer, o Recife também tem uma ligação política com o arquiteto, falecido na noite desta quarta-feira (5). No exílio, após o golpe de 64, Niemeyer e o ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, serviram como uma espécie de elo de ligação entre os exilados e fugitivos da ditadura, fornecendo abrigo, arrumando trabalho e, sobretudo, repassando informações sempre que possível.

Construído em uma área de 27,1 mil metros quadrados, em um terreno que pertencia à Aeronáutica e que foi cedido ao município pelo Governo Federal, bem em frente às areias da praia de Boa Viagem, o Parque Dona Lindu tem 60% de seu tamanho reservado à área verde. O projeto de Miemeyer contempla, ainda, teatro, pavilhão para exposições e uma área de alimentação. O investimento para tirar o projeto do papel foi de cerca de R$ 37 milhões.

Na época em que o projeto foi divulgado e as obras iniciadas, muitos recifenses protestaram alegando que o Parque Dona Lindu “era um bloco de concreto que não contemplava espaço para área verde” e que “parecia tudo, menos uma obra de Niemeyer. Após a sua entrega, em março de 2011, o “Dona Lindu”, como o local é mais conhecido, consolidou-se com uma vasta programação cultural e tornou-se um dos principais pontos de cultura e lazer abertos ao público.

Se o Parque Dona Lindu é uma marca física de intervenção urbana por parte do mestre da arquitetura, Niemeyer também deixou seus traços na história da política pernambucana. Enquanto Miguel Arraes encontrou exílio na Argélia, Niemeyer refugiou-se na França. Começou aí uma intensa troca de contatos e informações entre eles acerca de novos exilados e fugitivos. Arraes e Niemeyer também atuaram na recolocação profissional de muitos daqueles que tiveram que deixar o Brasil após o golpe de 64.

Na Argélia, Arraes montou uma espécie de bureau de cooperação técnica, onde recebia currículos, principalmente de exilados da América Latina. Ele também teria auxiliado na intermediação junto ao governo argelino para que Niemeyer realizasse vários projetos no país, como a Universidade Constantine e a Mesquita de Argel.

Com a aproximação entre os dois esquerdistas e as constantes viagens entre Argel e Paris, a residência de Pierre Gerveseau e Violeta Arraes Gerveseau, na capital francesa, acabou se tornando um ponto de conspiração contra o regime militar e de encontros obrigatórios de exilados brasileiros de passagem.

Em uma destas ocasiões, Niemeyer foi procurado por Arraes em Paris e recebeu um convite inesperado Na época, o ex-governador teria dito ter 6 mil homens armados em Pernambuco, todos dispostos a lutar pela democracia no Brasil. Niemeyer teria sido convidado para ser o Secretário da Revolução e para fazer o desenho do emblema dos combatentes. O resultado final da conversa é que a revolta armada não ocorreu e nem o emblema foi desenhado.

Com marcas profundas na política e na urbanização recente do Recife, Oscar Niemeyer, de alguma forma, estará sempre presente na memória dos pernambucanos.

Do 247
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”