Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

"A sociedade é conservadora"

A Frente Parlamentar Evangélica tem hoje 79 parlamentares, entre deputados e senadores, o que representa 13% do Congresso Nacional. Os integrantes do grupo estão entre os grandes opositores dos chamados projetos progressistas, como a Lei Gabriela Leite. Presidente da Frente Evangélica, o deputado João Campos (PSDB-GO) afirma categoricamente que a proposta “não tem nenhuma chance de lograr êxito”. Para ele, o Congresso está mais conservador porque esse é o perfil da sociedade brasileira. “Esse projeto é um plágio do projeto do Gabeira que já derrubamos. Conhecendo a Casa como eu conheço, não há chance de prosperar”, comenta Campos. 
 
O representante dos evangélicos diz que é preciso ampliar as políticas de inclusão social e a criação de vagas no mercado de trabalho para tirar as mulheres da prostituição. “As mulheres ficam nessa vida por falta de oportunidades, elas não querem viver disso. Nossa defesa é da dignidade da pessoa humana”, diz João Campos. O deputado acredita que a bancada de perfil progressista vai encolher. “As pessoas que defendem essas ideias merecem nosso respeito e têm legitimidade para discutir. Vamos fazer esses debates sem levar para o lado pessoal. Mas a maioria da sociedade é conservadora e a Casa representa a sociedade”, finaliza o presidente da Frente Parlamentar.
 
O deputado Jean Wyllys lembra que o fenômeno não acontece somente no Congresso, mas também nos estados e nos municípios. “Tanto católicos de direita quanto os neopentecostais tomaram assento nas assembleias estaduais e nas câmaras de vereadores. O número é crescente, mas eles não são maioria. Temos uma configuração no Congresso que permite a existência de uma bancada de fundamentalistas religiosos. Não vemos isso em outros países como Portugal, que tem tradição católica, mas permitiu a aprovação do casamento igualitário”, comenta Wyllys.
 
A saída da senadora Marta Suplicy (PT-SP) para assumir o Ministério do Turismo foi a mais recente redução da chamada bancada progressista, que hoje tem entre seus representantes mais aguerridos, além de Wyllys, os deputados Érika Kokay (PT-DF), Manuela d’Ávila (PCdoB-RS), Domingos Dutra, Luiz Couto (PT-PB) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ).
 
Para Antônio Augusto de Queiroz, analista político e diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), a tendência é de crescimento dos segmentos mais conservadores a cada eleição. “O custo alto das campanhas não deixa espaço para o voto de opinião, como o dos candidatos com perfil mais progressista. Os conservadores votam em função de orientação religiosa, e os candidatos alinhados com esse perfil têm mais acesso a financiamento”, explica.
 
No Correio Braziliense

Do Contexto Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”