Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 18 de março de 2013

Marconi Perillo corrompeu a mídia?


Nesta semana, o jornal Diário de Anápolis divulgou que o governador Marconi Perillo (PSDB-GO) acaba de processar mais um jornalista. É o nono profissional da imprensa conduzido ao banco de réus desde a descoberta do esquema mafioso de Carlinhos Cachoeira, que enlameou todo o governo de Goiás. Além dos jornalistas, o tucano também já processou blogueiros, tuiteiros, sítios e veículos de comunicação em 16 ações judiciais que tratam de supostas ofensas à honra do chefão do Palácio Pedro Ludovico.
A maioria dos processos foi formalizada na Justiça à época da CPI do Cachoeira, no ano passado. Na mira do censor estão reportagens e artigos críticos à gestão de Marconi Perillo e às suas íntimas relações com a quadrilha. As ações exigem indenizações e pedidos de retratação. Apenas a interpelação judicial contra a jornalista Fabiane Pulcineli, do jornal O Popular, foi arquivada. Já o mais recente processo foi movido no início deste ano contra a jornalista Lênia Soares, que mantém um blog no jornal digital Diário de Goiás.
 
Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Goiás, Cláudio Curado, a atitude do governador tucano fere a liberdade de expressão e avilta a democracia. “Homens públicos precisam prestar contas ao público, pois além dos votos que os consagraram, a população mantém a eles e aos seus projetos administrativos... O sindicato vê com preocupação o excessivo número de ações patrocinadas pelo governador. Até, por que, cabe à imprensa, em um país livre e democrático, cobrar respostas e soluções”, argumenta.
 
Apesar desta truculência, a mídia nacional quase nada fala sobre Marconi Perillo. Ele virou uma não notícia! Se fosse um governante de esquerda, o escândalo seria brutal e as entidades dos barões da mídia, como a Associação Nacional dos Jornais (ANJ), já teriam exigido providências em escala planetária. Mas o tucano não mantém boas relações apenas com a máfia de Cachoeira. Ele é conhecido pelas práticas de cooptação dos donos da mídia e também de jornalistas, via anúncios publicitários e outros expedientes mais sinistros.
 
No início de março, Marconi Perillo foi a principal estrela num evento ocorrido em Goiânia para alavancar a candidatura de Aécio Neves, o cambaleante presidenciável tucano. Alguns jornalões deram capa para a foto dos dois juntinhos no seminário. O curioso é que eles não fizeram qualquer menção à ligação do governador do PSDB com a quadrilha de Carlinhos Cachoeira. A mídia “privada” é seletiva e sobrevive graças a vários tipos de “mensalão”. Assis Chateaubriand, o "mercenário", fez escola no jornalismo nativo!
 
Altamiro Borges
No Justiceira de Esquerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”