Fora dos trilhos
Os champanhes devem ter estourado nas redações dos
barões da mídia quando o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) tirou R$
30 milhões do Orçamento estadual deste ano para ampliação dos trens
metropolitanos da CPTM e resolveu gastar esse dinheiro com propaganda
dos trens.
Resta saber se na propaganda vai aparecer vídeos como este gravados
por usuários, onde um funcionário da empresa, espreme os passageiros,
inclusive uma criança, para conseguir fechar as portas de um trem
superlotado.
Eis a nota publicada no jornal virtual IG: Alckmin tira verba de expansão da CPTM e coloca em publicidade
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), retirou R$ 29,5
milhões do orçamento da ampliação da Linha 9-Esmeralda até Varginha e da
implantação do Trem Expresso Jundiaí para arcar gastos com publicidade
da CPTM.
A medida foi tomada por meio de decreto publicado no início desta semana no Diário Oficial.
Segundo a CPTM, as obras não serão afetadas com a redução da verba
pois estão em fase de pré-qualificação das empresas interessadas em
executar os projetos. “As propostas já foram recebidas e agora estão em
fase de análise técnica. Portanto, o recurso disponível para este ano é
suficiente para cobrir as despesas dessa etapa dos dois projetos”,
informou a companhia.
A companhia também informou que a dotação para a publicidade será
usada em contratos já em vigor para prestação de informações para os
usuários sobre as intervenções no sistema ferroviário, “decorrentes das
obras de modernização em andamento, além da comunicação das operações
especiais, implementadas pela CPTM, em função de grandes eventos do
calendário da cidade, como Virada Cultura, Fórmula I, Réveillon, entre
outros”.
A expansão da Linha 9 está orçada em R$ 71.5304,04, o decreto tira R$
5.550,73 – 8% do total. Já para o trem de Jundiaí orçado em R$ 60.010,
foi reduzido R$ 10.949,26 – 18%.
Assista o vídeo que mostra parte do que passam os passageiros dos trens urbanos de São Paulo
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