Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 16 de julho de 2013

Haddad quer reduzir o lucro dos ônibus

O prefeito Fernando Haddad mandou um recado ontem para os donos das empresas que comandam o transporte púbico na capital: o lucro com a exploração do serviço está na mira da gestão municipal.
“Na época em que o contrato foi assinado, era uma época em que a taxa de juros estava na casa de 20% a 25%. Essa realidade mudou. Não podemos aceitar uma taxa de retorno igual àquela do início do contrato. Não podemos ter a mesma remuneração do passado quando as taxas de juros eram muito maiores”, declarou Haddad, durante visita à Favela de Paraisópolis, na região do Morumbi, Zona Oeste de São Paulo.

Se o lucro das empresas realmente acontecer, será a terceira mudança significativa no transporte público da capital. Haddad já recuou no aumento da passagem de ônibus (de R$ 3,20 para R$ 3) e também cancelou a licitação para a escolha das empresas que realizarão o serviço pelos próximos anos. Atualmente, o tema é alvo de uma comissão parlamentar de inquérito na Câmara de Vereadores da capital.

Haddad disse que, as empresas lucram, em média, de 13% a 14% em relação aos investimentos. O lucro sobre o volume arrecadado pelo sistema é inferior a 7%. “Se você olhar a arrecadação geral do sistema, o lucro (da empresa) fica entre 6 e 7%. Mas, quando você compara a taxa interna de retorno, do lucro com base no investimento que foi feito (pelo empresário), ele é entre 13 e 14% ”, salientou Haddad. O prefeito disse ser possível que contratos menores sejam firmados até que se chegue a um acordo sobre  remuneração e a qualidade do serviço prestado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”