Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Lei Anticorrupção proposta por Lula, Dilma, Tarso Genro e Jorge Hage finalmente é aprovada

A chamada Lei Anticorrupção que pune empresas corruptoras, acabou de tramitar no Congresso, e segue parta sanção da presidenta Dilma.

A lei foi formulada por iniciativa do governo Lula, e enviada pelo então presidente ao Congresso em 8 de fevereiro de 2010 (ver figura). Agora, sob pressão das ruas, teve sua aprovação acelerada.
http://www.senado.gov.br/atividade/materia/getPDF.asp?t=130589&tp=1 (pág. 23)

A lei foi concebida pela Controladoria-Geral da União (CGU), sob o comando do ministro Jorge Hage, e pelo Ministério da Justiça, na gestão de Tarso Genro (PT-RS). Teve a participação da Casa Civil da Presidência da República, quando a presidenta Dilma era ministra.

O texto adota recomendações das convenções internacionais contra a corrupção assinadas pelo Brasil em órgãos com a ONU, OEA e OCDE. Favorece inclusive o ambiente de investimentos no Brasil.

Atualmente, apenas os agentes públicos flagrados em casos de corrupção são punidos – não havia punições para as pessoas jurídicas corruptoras, que agora podem pagar multas de 0,1% a 20% do faturamento bruto anual ou de valores entre R$ 6 mil e R$ 60 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”