Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Principal desafio da reforma política é o debate com a sociedade

Zé Dirceu
Publicado em 02-Jul-2013
O relator da reforma política na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), tem razão ao dizer que o Congresso Nacional tem que se empenhar para que o plebiscito sobre a reforma política seja feito o mais rápido possível. Ele defende que os temas aprovados na consulta valham já para 2014
 
Mas é preciso lembrar que o principal desafio é o debate político com a sociedade. Primeiro, na fase de aprovação do plebiscito no Congresso, já que a oposição não o quer. A oposição teme as urnas como teme as ruas, seus governadores e prefeitos despencaram na aprovação popular. 
 
Apesar de constitucional, o plebiscito, se realizado, levará à reforma política que o PSDB obstruiu todos estes anos.
 
Mas o maior desafio é convencer a sociedade, o povo brasileiro, da necessidade da mudança do atual sistema de voto uninominal com financiamento privado. A maior parte dos eleitores condena o financiamento via empresas, mas não está convencida do financiamento público. Quer a proibição do dinheiro das empresas, mas no máximo aceita o financiamento via cidadão, pessoa física, com limite reduzido. Uma minoria aceita um misto de financiamento das pessoas físicas mais o público. Por isso temos que debater e convencer.
 
Com relação ao voto, também a maioria prefere o sistema atual, no qual a confiança nos partidos é ainda menor que nos deputados e senadores. O nosso eleitor acredita em sua maioria no atual sistema do voto nominal, no qual ele escolhe e decide quem é o seu representante.  
 
Mas a ampla maioria do nosso povo quer a reforma. Quase 90% nas pesquisas. Mais do que isso: como já mostraram as pesquisas sobre o plebiscito e mesmo a Constituinte, a maioria e favorável à eleição de novos representantes para fazer a reforma política; desconfia com razão que os atuais deputados não a farão.
 
O eleitor cidadão considera as campanhas caras e sabe que as empresas fazem doações e depois cobram dos eleitos, inclusive negócios. Mas esse mesmo eleitor não tem uma proposta na cabeça de como mudar. Tem objetivos: combater a corrupção e os privilégios, o controle social, escolher melhor os representantes, melhor governo, melhores salários e mais crescimento, melhores serviços públicos de saúde, educação e segurança. 
 
Financiamento de campanhas  
 
Sobre o financiamento das campanhas, as pesquisas detectam que a maioria não quer o financiamento empresarial, mas prefere o das pessoas físicas. Nem mesmo uma combinação do financiamento público com o das pessoas físicas tem apoio majoritário, apenas 15% em média. O público exclusivo tem em média apenas 25%. Temos aí um grande desafio pela frente. Uma coisa é certa: o atual modelo está condenado pelo eleitor-cidadão.  
 
O mesmo ocorre com a coligação proporcional, cujo fim o PT sempre defendeu, mas uma parcela importante do eleitorado a entende como importante para as alianças entre os partidos.  
 
Quase metade dos brasileiros quer manter o atual sistema, com voto proporcional e nominal, quando perguntado sobre o voto distrital. A lista fechada tem apoio de apenas 15%. Já o distrital ou misto tem apoio de um terço do país. Mas 20% não sabem como responder.  
 
Esse apoio ao voto proporcional e nominal nas pesquisas nos últimos anos não tem mudado, mas há um crescimento tanto do voto distrital como do em lista fechada. Crescimento pequeno e lento, o que revela a necessidade de debate público, sempre vedado pela grande mídia nos últimos anos, sempre contra o voto em lista, distrital misto e o financiamento público.  
 
Do Amoral Nato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”