Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A explosão inflacionária deu chabu

Saiu o índice de inflação do IBGE para o mês de julho.
 
0,03% para o IPCA, que tem a cesta de consumo de famílias com renda da até 40 salários-mínimos e -0,13% para o povão, famílias com renda de até cinco salários-mínimos.

Mais importante, porém, que discutir alguns centésimos de ponto percentual é olhar a tendência de expansão dos preços, que está aí nestes dois gráficos, abaixo.
indices
Onde é que está a explosão inflacionária da qual a mídia e os “analistas econômicos” do mercado especulativo falavam?

Não foi com ela que justificaram a atitude do sr. Alexandre Tombini, o novo “queridinho” do mercado, em aumentar os juros e dar aos rentistas algo como mais R$ 50 bilhões este ano?

Ou será que foi a alta dos juros públicos que fez o senhor Tomio Mazamoto, plantador de tomates, baixar em 27,5% o preço do tomate, só este mês que passou?

Ah, mas agora a justificativa é que a inflação vai voltar.

No ano que vem.

“A instituição quer aproveitar essa janela de oportunidade para derrubar bastante a inflação para evitar que ela suba muito no ano que vem”, diz Miriam Leitão, falando da possibilidade de o BC continuar subindo os juros.

O terrorismo econômico não é gratuito. Rende bilhões a esta gente que não produz nada, senão instabilidade e medo na vida de pessoas humildes.

E prepara o ataque maior, o político, para tentar realizar o sonho de que volte o “governo do mercado”, que “faz o dever de casa” de entupi-los de dinheiro.

A volta, aliás, dos que não foram

Por: Fernando Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”