Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Luís Fernando Tófoli “Como médico e professor de Medicina, declaro que a FENAM não me representa!”

Como médico e professor de Medicina, declaro que a FENAM – que quer manipular estudantes de Medicina contra o Revalida Aluno – não me representa.
Por Luís Fernando Tófoli, Em seu Facebook

 
 O Revalida Aluno é uma iniciativa importantíssima para que o novo Revalida possa funcionar de forma adequada. Desenhado por um conjunto responsável de especialistas em Educação Médica, o atual Revalida precisa da avaliação dos alunos para estabelecer parâmetros responsáveis para a revalidação de diplomas de médicos formados no exterior sem ser rigoroso nem em excesso, nem de menos. Esses parâmetros, estabelecidos pela Teoria da Resposta ao Item, precisam ser determinados tendo como referência de formandos brasileiros de escolas de qualidade. Para isso, o Revalida – que é organizado pelo Ministério da Educação e não pelo Ministério da Saúde – pediu o auxílio de estudantes de Medicina das Universidades Federais de todo o Brasil.

A Federação Nacional dos Médicos (FENAM), uma sigla totalmente desconhecida no cenário dos acadêmicos de Medicina até bem pouco tempo, conclama agora os estudantes de Medicina – como mostram os trechos de um documento da entidade nesta imagem – a boicotarem o Revalida Aluno por ele ser usado para a “revalidação de diplomas de médicos estrangeiros”. Propositalmente a FENAM confunde as ações populistas do Ministério da Saúde com os procedimentos tecnicamente corretos e equitativos do Ministério da Educação.

Assim, um número considerável de estudantes de Medicina que usavam em seus perfis o símbolo do Revalida, instados por esta entidade corporativista, agora boicotam uma iniciativa que é inclusive vista com maus olhos pelo próprio Ministério da Saúde, que prefere caminhos mais rápidos e menos rigorosos para a incorporação de doutores estrangeiros no país.

Os estudantes de Medicina que apoiarem o boicote precisam estar cientes que estão agindo sob a indução de uma entidade cujo interesses não se traduzem por um compromisso com a Saúde da população brasileira. Todos aqueles que justificaram suas participações em recentes passeatas de jaleco usando o argumento da defesa do SUS devem estar cientes que o estão abandonando esta justificativa ao negarem a legitimidade do Revalida, estão abraçando somente uma defesa infantil, antipática e paranoica de reserva de mercado, e reforçam a adoção de caminhos alternativos e questionáveis por parte do Ministério da Saúde para a inclusão de médicos na Saúde Coletiva brasileira.

Aos estudantes de Medicina das universidades federais, eu peço: por favor, reflitam sobre seu compromisso como participantes do sistema de saúde e não se deixem manipular por posturas demagógicas. Tomem suas decisões de forma consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”