Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Valor Econômico - leia-se Globo - nomeia presidente do Brasil

O ilustre amigo, a ilustre amiga lembra de ter votado em Alexandre Tombini para a Presidência da República?

Pois fique sabendo que uma misteriosa fonte no Palácio do Planalto diz que a Presidenta Dilma Rousseff abriu mão dos seus poderes que o povo lhe conferiu e vai levar ao senhor Alexandre Tobini as decisões sobre reajuste de combustìveis e, pasmem, discutir a sugestão de revogar a participação mínima obrigatória de 30% da Petrobras na exploração do pré-sal!

Isto seria, segundo o texto que relata esse delírio no Valor, uma forma de aliviar a “imensa demanda por investimentos” da estatal, necessária para extrair os bilhões de barris de petróleo do nossas jazidas.

A matéria é obviamente plantada por alguém do BC para ser oferecida (ou aparentar ter sido) por algum desqualificado/a que faz qualquer coisa para apresentar-se como “uma fonte qualificada do Palácio do Planalto”.

Primeiro, porque se a presidenta quiser perguntar – perguntar, não submeter – algo ao presidente do Banco Central, levanta o telefone, pergunta e ninguém, além do Obama, fica sabendo.

Segundo, porque foi exatamente ela, Dilma, quem mais batalhou para a garantia do percentual mínimo de 30% para a Petrobras e, portanto, seria ela a última a querer revogar até mesmo essa garantia parcial de que o petróleo seja brasileiro.

Qem não quer isso é o Serra, o Aécio, a Miriam Leitão, o Arnaldo Jabor e, ao que parece, alguém bem situado no Banco Central e esta “fonte qualificada” do Planalto que, a esta altura, está louca para mostrar prestígio a uma chefe que nem mais dá bom dia a ela.

Desde que foi descoberto o pré-sal, em 2007, Dilma é a pessoa que mais sabe do volume de investimentos necessários para a empreitada de extraí-lo. Afinal, ela presidia o Conselho de Administração da Empresa. E foi ela que costurou o novo marco regulatório – inclusive com a garantia de 30% para a Petrobras – aprovado no Congresso.

Fico impressionado que uma repórter experiente como Cláudia Safatle, que conhece bem o Banco Central desde os tempos de Gustavo Franco, my boy de Fernando Henrique Cardoso, dê trela a esse balão de ensaio, lançado para ver se “há chance” de mencionar “de leve, indireta e metaforicamente” essa ideia com a Presidenta.

A reação de Dilma eu prefiro deixar que o  Jeferson Monteiro, do Dilma Bolada, descreva. Ele é bem melhor em imaginar as descomposturas e o “passa-fora” que iria levar quem propusesse o que não são apenas usurpações do poder presidencial mas, além disso, uma violação aos compromissos políticos e de consciência de Dilma Rousseff.

A “fonte qualificada” já levou várias destes, mas finge que está prestigiada.
Mas Tombini, do BC, em sua campanha para se tornar o “queridinho do mercado” está arriscado a ouvir: Dr. Tombini, o senhor foi eleito presidente da República? O petróleo é seu, por acaso? Não? Então, o senhor me desculpe, que eu estou muito ocupada, trabalhando.

Fernando Brito no Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”