Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Assange: Dilma tinha obrigação de cancelar visita

Do Diário do Centro do Mundo - O fundador do Wikileaks, o australiano Julian Assange, afirmou que a presidente Dilma Rousseff tinha a “obrigação” de cancelar a visita de Estado que faria a Washington no próximo dia 23 de outubro após as denúncias que apontam que foi vítima de espionagem dos Estados Unidos.

Asilado na embaixada do Equador em Londres, Assange fez esta declaração durante uma videoconferência realizada no marco do seminário “Liberdade, privacidade e futuro da internet”, realizado hoje em São Paulo.

“Se não tivesse tomado essa decisão teria sido vista como fraca e convencida. Ela tem a obrigação de proteger o povo brasileiro”, comentou Assange, responsável pela divulgação de documentos secretos da diplomacia americana.

Durante a videoconferência, que durou cerca de uma hora e meia, Assange assegurou que seria oportuno que o Brasil concedesse asilo político a Sarah Harrison, assessora legal do Wikileaks que ajudou o ex-analista da CIA, Edward Snowden, a fugir da Justiça dos EUA após revelar a suposta espionagem a várias personalidades e empresas.

“O Brasil deveria dar asilo a Sarah Harrison. Ela viveu aí, gosta do país, e é uma oportunidade”, opinou.

Assange também se referiu à medida que o governo brasileiro estuda para obrigar as multinacionais que oferecem acesso e serviços na internet a armazenar seus dados no Brasil e não no exterior, e disse que isso não é a solução.

“Não acho que o povo brasileiro ganhe com isto. A única maneira de protegê-los é não coletar os dados, ou que estes sejam anônimos”, explicou.
Assange está refugiado na embaixada do Equador em Londres há mais de um ano para evitar ser extraditado à Suécia, onde é acusado de crimes sexuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”