Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Médicos brasileiros que se increveram no Mais Médicos em SP não se apresentaram às prefeituras

Os médicos brasileiros que se inscreveram no programa federal "Mais Médicos" encontraram mais uma maneira de prejudicar, ainda mais, os cidadãos  de baixa renda que mais precisam de médicos. Eles fizeram inscrições, apresentaram documentos, mas na hora de trabalhar, não apareceram. Ou seja: Boicotaram o programa impedindo   que médicos  que realmente queriam trabalhar ocupassem a vaga

Uma nota publicada no jornal Folha de São Paulo mostra que, pouco mais de um terço dos profissionais inscritos no  Mais Médicos apareceram para trabalhar no Estado de São Paulo.

No total, 22 cidades paulistas foram selecionadas para receber 53 médicos, mas apenas 20 deles compareceram. 

O restante,  pediu desligamento do programa (13) ou simplesmente não se apresentou às prefeituras (20). A maioria deles alegou motivos pessoais.Os médicos deveriam ter comparecido desde segunda-feira aos municípios. Quem não começar a trabalhar até o dia 12 será excluído. 

"O programa trouxe à tona a falta de médicos. A dificuldade de contratação é muito grande, não só na atenção básica", disse Fabrizio Bordon, secretário de Saúde de Americana (a 127 km de São Paulo).
 A prefeitura da cidade solicitou 47 médicos ao governo federal, foi contemplada com dois nesta fase, mas ambos desistiram. No dia 16, são esperados quatro profissionais formados no exterior. 

Em Guarujá, na Baixada Santista, nenhum médico do programa está trabalhando. Dos quatro esperados, três não apareceram nem justificaram a ausência até ontem. O outro desistiu da vaga.

Segundo Rui de Paiva, secretário-adjunto de Saúde, o desistente listou "razões de foro pessoal" e problemas de estrutura na região. 

"Ele alegou até problemas com a estrada, falou do congestionamento de caminhões por reflexo do porto e que a cidade não tinha ligação de trens e aeroportos com outras cidades do Estado", relata.A prefeitura diz que ligou para os outros três médicos, mas não os localizou. 

Segundo a diretora de atenção básica em Guarujá, Paula Escudero, o deficit de médicos na cidade atinge 40%. Outros sete profissionais, estrangeiros, devem chegar a Guarujá até o dia 14. Segundo o Ministério da Saúde, 309 municípios do Estado solicitaram 2.197 médicos pelo programa. 

"A ausência revela o drama que os municípios enfrentam: a dificuldade para contratar médicos", disse anteontem o ministro Alexandre Padilha. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”