Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Temendo prejuízo, Dilma quer punição de espiões

247 – A presidente Dilma Rousseff determinou que, se até outubro a espionagem americana no Brasil continuar o principal assunto entre os dois países, ela vai cancelar a viagem aos EUA. Além de explicações do presidente Barack Obama, o governo brasileiro espera medidas concretas dos americanos, como por exemplo, a punição de algum espião envolvido na arapongagem no Brasil. A informação é de Mônica Bergamo, da Folha.

A presidente teria ficado furiosa com a denúncia de quebra de sigilo também da Petrobras. O Brasil teme grave prejuízo financeiro no leilão do pré-sal. "Se confirmados os fatos veiculados pela imprensa, fica evidenciado que o motivo das tentativas de violação e de espionagem não é a segurança ou o combate ao terrorismo, mas interesses econômicos e estratégicos", informou nota assinada pela presidente (Leia aqui).

Empresas norte-americanas poderiam usar informações confidenciais da estatal para preparar suas ofertas no leilão, o que reduziria a concorrência e os lances ofertados ao governo brasileiro pela exploração da área de Libra.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou que o cronograma do primeiro leilão do pré-sal sob o sistema de partilha, previsto para dia 21 de outubro, está mantido e que as regras da licitação não serão alteradas.

Em nota divulgada no domingo, o diretor do Departamento dos Serviços de Inteligência dos EUA, James R. Clapper, afirmou que não é segredo para ninguém que o país coleta informações sobre questões econômicas e financeiras, especialmente para proteger cidadãos norte-americanos e os interesses dos aliados da nação. Mas ele ressaltou que o governo não compartilha segredos comerciais com companhias.

O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa diz, no entanto, que se realmente ocorreu espionagem envolvendo Libra, há risco de que lances do leilão sejam influenciados por tais informações.

"A história do petróleo sempre mostra que desde sempre ele é muito disputado pelos países", disse Costa, que atualmente é consultor.

"Libra é uma área que não se tem igual no mundo, nesse tipo de leilão, aberto a outras empresas, é algo muito valioso", acrescentou, ponderando que é preciso antes de tudo confirmar se realmente houve espionagem. (Com informações da Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”