Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Azeredo pensa em renunciar para se livrar do julgamento no STF

A renúncia ao mandato de deputado pode ser a saída jurídica para o deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG) se livrar do julgamento do mensalão mineiro no Supremo Tribunal Federal e produzir, como efeito colateral, o "arquivamento" na Corte do Supremo Tribunal Federal (STF)da ação com potencial de constranger a candidatura de Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República.

Ao contrário de casos decididos no passado, em que parlamentares renunciaram em vão às vésperas do julgamento pelo STF, a decisão de Azeredo ocorreria com meses de antecedência e antes de o processo estar pronto para votação. Essa combinação processual é vista como uma "janela de oportunidade" jurídica e política entre os tucanos.

Com a eventual renúncia, o STF terá de decidir se mantém o processo sob seus cuidados ou se o encaminha para a primeira instância. A análise de casos já julgados pelo Supremo e manifestações recentes de alguns ministros mostram que há grande chance de a ação seguir para a Justiça mineira. Nessa hipótese, com a demora do processo, os crimes fatalmente prescreverão.

Parlamentares que conversaram com Azeredo ao longo da semana passada relatam sua desilusão com a vida pública. O tucano afirma que não gostaria de encerrar sua carreira política condenado à prisão pelo Supremo. O procurado geral da República, Rodrigo Janot, pediu que o deputado seja condenado a 22 anos de prisão pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro por participar de desvio de recursos públicos para sua campanha à reeleição ao governo de Minas em 1998. Azeredo tem 65 anos e foi prefeito de Belo Horizonte, governador e senador antes de chegar à Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”