Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Dias: Barbosa mascara a decisão

Não, sim, não, sim !
O Conversa Afiada reproduz da imperdível “Rosa dos Ventos”, Carta Capital, duas observações pontiagudas de Mauricio Dias:

(…)

Caminhos de Joaquim I

Joaquim Barbosa anunciou que pretende renunciar ao Supremo Tribunal Federal e, sobre isso, distribuiu nota oficial que deve ser lida nas entrelinhas.

Ele mascara a decisão anunciada.

Inicialmente, com certa presunção, diz “que não é candidato a presidente nas eleições de 2014″ e reitera, aos 59 anos, o desejo de “não permanecer no Supremo até a idade de 70 anos”. Não define, porém, o momento da saída.

Caminhos de Joaquim II

Para entender ações e reações do presidente do Supremo é preciso cautela.

Nota-se que ele descarta a disputa pela Presidência “nas eleições de 2014″. Ou seja, ele admite que pode ser um nome para a eleição de 2018. Talvez, por isso, não tenha bloqueado a opção pela política no comunicado oficial.

Para tanto, Joaquim Barbosa precisará construir o caminho. Certamente, a partir do Rio de Janeiro, onde mora e transita sob aplausos de eleitores da zona sul.

O esfingético presidente do STF tem até o mês de abril para decidir se aceita um dos convites que recebeu para disputar o Senado.

(…)







Navalha
A candidatura de Barbosa fará o Ataulfo Merval de Paiva (*) cortar os pulsos.
 
Porque, depois do escárnio do Azeredo – o crime perfeito -, nada desmoralizará mais o julgamento do mensalão (o do PT, porque o tucano o STF não ousará julgar) do que a confirmação de que Barbosa é um quadro da Oposição.

Que não tem quadros – fora do PiG (**).

Clique aqui para ler “Formação de ‘quadrilha’ significa chamar Lula e Dilma de malfeitores”.

Paulo Henrique Amorim
 
(*) Ataulfo de Paiva foi o mais medíocre – até certa altura – dos membros da Academia. A tal ponto que seu sucessor, o romancista José Lins do Rego quebrou a tradição e espinafrou o antecessor, no discurso de posse. Daí, Merval merecer aqui o epíteto honroso de “Ataulfo Merval de Paiva”, por seus notórios méritos jornalísticos,  estilísticos, e acadêmicos, em suma. Registre-se, em sua homenagem, que os filhos de Roberto Marinho perceberam isso e não o fizeram diretor de redação nem do Globo nem da TV Globo. Ofereceram-lhe à Academia.E ao Mino Carta, já que Merval é, provavelmente, o personagem principal de seu romance “O Brasil”.

(**) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”