Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Franklin: Brasil tem uma das mídias mais concentradas do mundo

"Em entrevista ao programa Contraponto, o ex-ministro Franklin Martins, que atuará na campanha da presidente Dilma Rousseff, defendeu a regulação dos meios eletrônicos "como acontece em todos os países democráticos"; o objetivo, diz ele, é permitir que "mais correntes da sociedade possam se expressar"; ele também demonstrou preocupação  com a expansão de empresas de internet, como o Google, que "não paga imposto no Brasil, nem emprega no Brasil", mas já fatura R$ 3,5 bilhões ao ano com publicidade
Brasil 247
O ex-ministro Franklin Martins, que atuará na área de comunicação da campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição, concedeu uma importante entrevista ao programa Contraponto, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, numa mesa redonda com o blogueiro Eduardo Guimarães, colunista do 247, e Maria Inês Nassif. Nela, Franklin defendeu seu projeto de regulação do setor de radiodifusão, que, recentemente, voltou a ser apoiado pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. "O Brasil tem uma das mídias mais concentradas do mundo", disse o ex-ministro. Segundo ele, o objetivo da democratização é permitir que "mais correntes da sociedade se expressem".
 
Na entrevista, Franklin destacou que seu projeto é voltado aos meios eletrônicos – e não à mídia como um todo. Segundo ele, jornais e revistas devem ser livres para produzir seu próprio conteúdo, estando sujeitos às penalidades previstas em lei. No entanto, ele defendeu a aprovação de uma lei de direito de resposta que garanta reparações com maior agilidade.

Franklin disse ainda que um ponto importante é impedir que políticos sejam donos de concessões de radiodifusão. Ele também afirmou que a regulação deveria interessar ao próprio setor, em razão com a convergência que ocorre com o setor de telecomunicações. "O ministro Paulo Bernardo deu um dado preocupante. No ano passado, o Google faturou R$ 3,5 bilhões de publicidade, atrás apenas apenas da Globo. Só que o Google não emprega nem paga impostos no Brasil", disse ele."

Assista, abaixo, à íntegra da entrevista:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”