Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Jornal de Jaraguá do Sul (SC) desmente revista Veja sobre caso das médicas cubanas

 
Do Jornal GGN

Nesta segunda-feira (17), um jornal regional de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, “O Correio do Povo”, divulgou uma reportagem da colunista e editora de política Patricia Moraes, desmentindo a matéria da Veja que denunciava suposta pressão do governo cubano e do Ministério da Saúde em manter os médicos da ilha no Brasil.

A matéria da Veja afirmava que Vivian Isabel Chávez Pérez, uma “capataz” teria ameaçado duas médicas cubanas e conseguiu mantê-las em Jaraguá do Sul. Uma das médicas citadas pela revista é Yamile Mari Min.

A colunista visitou Yamile, que está no posto de saúde do Bairro Santa Luzina, na cidade. Ela disse que foi procurada por Veja, mas que se negou a falar por já saber que parte da mídia está tratando o assunto com direcionamento político.

“Eu e todos os médicos cubanos sabíamos quanto iríamos ganhar ao vir ao Brasil. Ninguém é obrigado a nada, a gente se inscreve sabendo de tudo. Eu estou aqui para ajudar o meu país”, disse Yamile Mari Min um pouco mais a vontade, depois do temor e desconfiança que a reportagem da Veja gerou na médica.

Outra profissional que desmentiu a matéria para o jornal de Jaraguá do Sul foi Nádia Silva, a coordenadora de Atenção Básica da cidade, que segundo a reportagem da Veja, teria dito: “(elas) sofreram um impacto psicológico muito grande por causa dessa diferença de tratamento (salário). Não havia uma semana que não reclamassem das dificuldades de viver aqui”.

Nádia contestou a publicação. “Na verdade saiu tudo diferente do que a gente falou. Não sei se eles tinham um interesse com a matéria, mas estamos muito chateados”. Ela admitiu que, em dezembro, duas médicas pensaram em deixar o município, mas acredita que por dificuldade e estar longe da família e amigos.

Também o secretário de Saúde, Ademar Possamai (DEM), desmentiu o caso. Ele disse que, em dezembro, as médicas estavam com dificuldades de adaptação e quase chegaram a se desligar, mas o problema foi solucionado depois que o Ministério da Saúde entrou em contato com elas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”