Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Ministro britânico incentiva cooperação conjunta com Brasil na África

Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula

“A África é um continente de extraordinárias possibilidades, pulsando para jogar um papel extraordinário no mundo”. A frase de Franklin Martins resume bem o espírito do debate. O ministro William Hage citou projetos nos quais Brasil e Reino Unido já trabalham juntos e se referiu também  às parcerias no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos – África. “Só no ano passado, mais de 100 mil crianças foram alimentadas na África graças ao trabalho conjunto de Brasil e Reino Unido”. Hague elogiou a experiência brasileira no comando de forças de Paz da ONU no Haiti e agora com a nomeação de um general brasileiro para chefiar as tropas de Paz na República Democrática do Congo. Ele Elogiou também o enorme aumento da corrente comercial entre Brasil e África na década entre 2002 e 2012. Para o ministro britânico, Reino Unido e Brasil devem ampliar sua cooperação com países africanos em prol da estabilidade, da boa governança e do crescimento econômico na região. O embaixador da Nigéria, Adamu Emozozo, contou que as conquistas em desenvolvimento e democracia vividas hoje no continente jamais poderiam ser imaginadas três décadas atrás. E lembrou do importantíssimo papel que parceiros tradicionais, como o Reino Unido tiveram durante toda a história do país, e mostrou seu contentamento com novos parceiros, como o Brasil, que também estão cooperando para a superação dos desafios locais.

O embaixador Sergio Amaral foi o moderador do seminário “Cooperação Brasil – Reino Unido: Prosperidade e Desenvolvimento no Continente Africano”, que contou ainda na plateia com as presenças dos embaixadores de Angola, Nelson Cosme, da África do Sul, Mphakama Mbete, e Alexis Ellis, da Grã-Bretanha do ex-ministro Rubens Ricúpero, além de alunos do curso de relações internacionais e comunicação da Faap.

“Os projetos de parceria com a África não devem ser vistos como esmolas, nem como ajuda particular, mas como uma aposta no crescimento e no desenvolvimento”, completou o ex-ministro de Comunicação Social no governo Lula. Franklin lembrou que o Instituto Lula, a União Africana e a FAO fizeram em julho do ano passado um seminário para discutir a erradicação da fome na África até 2025. Esse gerou um documento com uma série de medidas para combater a fome, medidas essas que passavam pela geração de renda, transferência de tecnologia e também pela ampliação do comércio intra-africano. No início deste ano, na 22ª Sessão da Conferência de Chefes de Estado e de Governo, os líderes africanos aprovaram essas medidas e se comprometeram com uma África livre da fome até 2025.

(Instituto Lula) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”