Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 17 de março de 2014

Multidões na Crimeia celebram aprovação em referendo de união com a Rússia

Fogos de artifício explodiram e bandeiras da Rússia ondularam acima de multidões em júbilo depois que os residentes na estratégica Península da Crimeia aprovaram de lavada a secessão da Ucrânia e a anexação pela Rússia em um referendo neste domingo. Os EUA e a União Europeia caracterizam a votação de ilegal, e há expectativas de que adotem mais sanções contra a Rússia.
 
Depois que as urnas fecharam neste domingo, multidões da população de etnia russa na capital da Crimeia, Simferopol, encheram a praça central gritando de felicidade pela perspectiva de mais uma vez fazer parte da Rússia.
 
Na cédula de votação, os eleitores foram questionados se queriam que a Crimeia fizesse parte da Rússia. Uma segunda questão perguntava se a Ucrânia deveria retornar para seu status sob a Constituição de 1992, que daria à região uma autonomia muito maior. Não havia uma opção para aqueles que gostariam de manter inalterada a atual situação constitucional.
 
Depois da apuração de 50% dos votos, Mikhail Malishev, chefe da comissão do referendo, disse que mais de 95% dos eleitores aprovaram a separação da Ucrânia para que a área seja anexada à Rússia.
 
O Parlamento da Crimeia se reúne na segunda para formalmente pedir a Moscou a anexação da região, e legisladores da península e viajarão à Rússia no fim do dia para negociações, disse o primeiro-ministro pró-Rússia da Crimeia no Twitter.
 
A população de etnia russa da Crimeia corresponde a 58,5% da população da região, e havia a expectativa de que muitos deles optassem pela anexação pela Rússia. Há 1,5 milhão de eleitores com direito a voto na península.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”