Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 8 de abril de 2014

1964, o ano que não terminou

A ascensão da Classe C, o papel do Estado, da Petrobras e uma Ley de Medios – está tudo aí.

Ali tinha povo ...

1968 foi o ano que terminou.

No Maio de 1968 na França e em seus desdobramentos mundo afora – no Brasil, inclusive.

Ficou um retrato na parede.

Discuti-lo em 2014 ou em 2018 será uma reflexão de intelectuais – ou pseudo …

1968 não tem nada a ver com o que se passa hoje.

Está lá, dentro de uma caixa.

Embrulhado em Verdes.

1964 não terminou.

A “descomemoração” dos 50 anos do Golpe permitiu, primeiro, reconstruir a imagem de Jango. (Clique aqui para ir ao “Dossiê Jango”.)

Não se viu ninguém escrever ditirambos a Castello, Costa e Medici, nem, sequer, a Geisel e Golbery, o sacerdote e o feiticeiro da fundação da Democracia brasileira…

Ao contrário, os 50 anos permitiram reavaliar responsabilidades e sobressaiu-se a dos Estados Unidos no “dia que durou 21 anos”.

Mas, o debate sobre 1964 não está encapsulado na História.

Está vivo.

As reformas de base, magistralmente descritas pelo professor Gilberto Bercovici.

A tentativa de fazer Reforma Agrária para criar um mercado de massa.

A incorporação dos pobres, analfabetos e sargentos à vida política – e eleitoral .

A política externa independente.

O papel central da Petrobras na industrialização do Brasil.

O papel do Estado na Economia – mínimo, tão pequeno que se possa afogar numa banheira; ou indutor, financiador, líder, como em Vargas ?

Está tudo aí, nos debates deste dia – clique aqui para ler sobre a Odebrecht e os economistas de bancos.

E o que precisa ser reavaliado, até pelos janguistas e brizolistas: a Ley de Medios, cujos contornos Jango definiu ao apor 52 vetos – todos recusados – ao projeto de um Código Brasileiro de Telecomunicação, que veio do Congresso, sob a liderança de João Calmon, empregado de Chateaubriand.

A Abert, que, hoje, é um braço desarmado da Globo Overseas, foi fundada para celebrar a derrubada dos 52 vetos de Jango.

E o que há de mais atual, que a necessidade de uma Ley de Medios, para substituir esse Código de 1962 (!!!), e que está em vigor até hoje ?

(Onde não há lei, o leão reina, não é isso, Gilberto Freire (*) ?)

Há uma diferença Central (com caixa alta, por favor, revisor, obrigado).

Uma diferença Central entre 1964 e 1968.

Em 1964 tinha trabalhador na rua.

Na Central.

Paulo Henrique Amorim

(*) Ali Kamel, o mais poderoso diretor de jornalismo da história da Globo (o ansioso blogueiro trabalhou com os outros três), deu-se de antropólogo e sociólogo com o livro “Não somos racistas”, onde propõe que o Brasil não tem maioria negra. Por isso, aqui, é conhecido como o Gilberto Freire com “ï”. Conta-se que, um dia, D. Madalena, em Apipucos, admoestou o Mestre: Gilberto, essa carta está há muito tempo em cima da tua mesa e você não abre. Não é para mim, Madalena, respondeu o Mestre, carinhosamente. É para um Gilberto Freire com “i”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”