Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 8 de abril de 2014

Aécio dá "bofetada na cara" de FHC


O jornalão "Folha de São Paulo" levantou a bola e Aécio Neves (PSDB) cortou. Mas a cortada na bola foi uma "bofetada na cara" de FHC.

A Folha, fazendo tabelinha com os tucanos na campanha anti-Petrobras, publicou uma notícia dizendo que "Petrobras fecha R$ 90 bi em contratos sem licitação". É uma interpretação enviesada da realidade, pois nestas compras a Petrobras obedece ao Decreto 2745, de 1998, que abriu exceções para a Petrobras. Adivinhem quem assinou esse decreto? FHC.

Aí veio o Aécio com tudo e declarou "... foram contratadas empresas sem licitação usando artifícios de uma lei de 1990. É uma bofetada na cara dos brasileiros".

O decreto foi criado depois que FHC quebrou o monopólio da Petrobras. Por competir no mercado, algumas compras precisavam ter um processo mais ágil do que a licitação tradicional, senão a empresa perdia competitividade em relação às concorrentes. Mais isso não desobriga a pesquisar o menor preço.

A própria Folha diz no meio da matéria casos em que o decreto foi usado. Em um deles, foi na compra de tubos que só existe um fabricante nacional. Em outro caso o menor preço em uma concorrência ficou muito alto e a Petrobras convidou outra empresa que aceitou por preços mais baixos. Enfim, a reportagem não apontou nenhum caso de superfaturamento, nem dano ao erário, o que é possível acontecer com ou sem licitação.

O José Eduardo Dutra, ex-presidente da Petrobras no início do governo Lula, não perdeu a chance de zoar de Aécio e da Folha em seu twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”