Guerrilheiro Virtual

sábado, 20 de setembro de 2014

Marina perde força no "povão"

 
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço: 
 
O fato de ter posições políticas e eleitorais bem definidas - e, ao contrário de outros, que jamais as assumem abertamente – não impede este blog de fazer análises eleitorais com base em fatos, não em desejos.
 
Há oito dias, escrevia-se aqui que apresentar o quadro eleitoral como “estável” era falso, porque escondia “um movimento que as variações eleitoral por classe de renda revelam”.
 
Era o desgaste e o “encolhimento” de Marina Silva nos grupos de maior renda que, afirmava-se, iria se espalhar:
 
“A rejeição a Marina, por razões político-ideológicas é um processo já em curso e vai se espalhar mais. O pouco ou muito está fora do controle do governo, porque depende do impulso da mídia.”
 
A tabela aí em cima, preparada com os dados daquele post e mais os do Datafolha de hoje mostra exatamente isso: a onda de refluxo do marinismo chegou na periferia. Se vai produzir muito estrago ou danos menores, está nas mãos da mídia, que hesita em se tornar totalmente dependente de Marina no processo político.
 
Está, para mim, evidente que a sorte desta eleição se dará na famosa “classe C”, os filhos pródigos de projeto de Lula, que ascenderam pelas mãos de um governo desenvolvimentista e distributivista mas, pela falta de política associada a este processo percebem como sucesso individual, apenas, o que que é essencialmente coletivo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”