Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Em guerra, SP tem seu fim de semana mais violento

:  
Foram 31 mortos, numa escalada de violência sem fim; de um lado, o governador Geraldo Alckmin pede confiança na polícia, enquanto PMs são afastados por matar sem critério; de outro, o arcebispo Dom Odilo Scherer chancela o cancelamento até de missas numa cidade que vive um toque de recolher informal; "esperamos que isso seja superado e que o povo possa frequentar de novo a igreja à noite", disse o sacerdote

247 - São Paulo está em guerra. E ela vem sendo vencida pelo crime. Este fim de semana foi o mais violento dos últimos meses, com 31 assassinatos e mais dois ônibus incendiados. Em Parelheiros, seis pessoas foram alvejadas por atiradores em uma moto. Crimes com características de execução foram verificados em Guarulhos, Itapevi e Diadema, na Grande São Paulo.

Diante da escalada de violência, que já marca uma média de 10,6 assassinatos por dia na cidade, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pediu calma e tentou tranquilizar a população. "É preciso ter confiança na nossa polícia. Já enfrentamos outros problemas de organizações criminosas no passado e a polícia venceu", disse. No entanto, PMs também vêm sendo responsabilizados pelos ataques. Ontem, o comando da Polícia Militar determinou a prisão de cinco policiais envolvidos na morte do servente Paulo Batista Nascimento, 25, anteontem. Um vídeo amador mostrou o rapaz sendo encurralado pelos policiais antes de ser assassinado.

Na maior cidade do País, missas vêm sendo canceladas e o problema foi abordado pelo cardeal Dom Odilo Pedro Scherer. "É inaceitável que se comece a matar para resolver questões, sabe-se lá quais questões. Para nós cristãos o ódio não é aceitável. Devemos condenar isso abertamente e nunca nos conformar com a violência", disse ele, no Dia Nacional da Juventude. Sobre as missas canceladas, ele apoiou os sacerdotes. "O padre tomou localmente porque achava que deveria tomar", afirmou. "Esperamos que isso logo seja superado e que o povo possa frequentar de novo a igreja à noite."

Do 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”