Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

As Farc em Havana – a verdade e a mentira sobre uma guerrilha heroica

Miguel Urbano Rodrigues
Poucas vezes encontrei revolucionários marxistas mais autênticos, mais firmes e mais preparados ideologicamente para a exposição e defesa dos objetivos, estratégia e tática da sua organização.
 
É inocultável hoje que o governo de Juan Manuel Santos não está interessado em que as conversações de paz de Havana atinjam o objetivo do acordo esboçado em Oslo com o patrocínio da Noruega e de Cuba. Esforça-se, pelo contrário, para impedir que elas conduzam ao fim do conflito e à paz desejada pelo povo colombiano.

O chefe da delegação de Bogotá, Humberto de la Calle, levanta repetidamente pretextos para ameaçar o fim das conversações, impedindo que a discussão dos itens da agenda avance.

A captura, supostamente pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército Popular (FARC-EP), de dois policiais no Departamento del Valle foi o último desses pretextos.

Cabe lembrar que a organização revolucionária declarou unilateralmente, em 20 de novembro do ano passado, uma trégua durante a qual suspendeu todas as operações ofensivas. Optou Santos por um gesto similar? Não. A sua resposta foi uma intensificação da guerra pelo aparelho militar do governo – hoje com 500.000 homens –, o maior e melhor armado da América Latina. Toneladas de bombas foram lançadas desde então sobre os acampamentos guerrilheiros. Perante a situação criada, as FARC, transcorridos os dois meses da trégua, retomaram o combate interrompido.

O governo, com o apoio da mídia, acusou-as imediatamente de comprometerem o bom andamento das conversações de paz. Para confundir a opinião pública, no país e no estrangeiro, o Exército e o ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzon, recorrem a uma linguagem dupla.

Quando o Exército prende guerrilheiros, os militares e a imprensa informam que foram “capturados em combate”. Mas, quando elementos das Forças Armadas oficiais são aprisionados pela guerrilha, o governo, a TV e os jornais afirmam que “militares e policiais foram sequestrados covardemente pelos narcoterroristas (ou bandoleiros e assassinos) das FARC”.

Humberto de la Calle, despejando insultos sobre as FARC, inverte os papéis, responsabiliza-as pela estagnação das conversações de paz, e diz que elas “estão enganadas se acreditam que com este tipo de ações vão obrigar o governo a um cessar-fogo bilateral”.

Desmontando a mentira e a hipocrisia oficial, as FARC colocaram os pontos nos 'is' num breve comunicado em que esclareceram: “As FARC-EP comprometeram-se a não empreender novas ações de caráter econômico. Embora se mantenha a vigência da lei 002, que se refere ao nosso financiamento, reservamo-nos o direito de capturar como prisioneiros de guerra os membros da força pública que se rendem em combate. O seu nome é 'prisioneiros de guerra', e este fenômeno ocorre em qualquer conflito mundial”.

Numa entrevista publicada pelo Diário.info, em 30 de janeiro, o escritor Carlos Lozano, diretor do semanário Voz, órgão do Partido Comunista Colombiano, denuncia a má-fé dos representantes do governo nas conversações de Havana e a campanha que apresenta a Colômbia como um país democrático. As eleições “à colombiana” - esclarece - realizam-se “sob as condições e vantagens da oligarquia dominante. Por isso, temem as reformas, não aceitam modificar as regras da política, porque são as suas regras”.

Neste contexto, é transparente que o governo de Bogotá faça tudo para impedir que o processo de paz avance. O presidente Juan Manuel Santos, numa pirueta inesperada, aceitou iniciar conversações de paz, sob a pressão popular, porque está trabalhando para a sua reeleição, aliás problemática. Foi uma jogada política.

A oligarquia, o exército e Washington estão empenhados no prosseguimento da guerra. Dirigindo-se recentemente aos seus generais, Santos usou uma linguagem agressiva, esclarecedora do seu pensamento: “todos sabem que têm de triplicar o número de ações até terminarmos esta guerra pelas boas ou pelas más”.

O comandante Ivan Marquez, chefe da delegação das FARC, arrancou a máscara de Juan Manuel Santos numa conferência de imprensa, em Havana, no dia 1 fevereiro. Lembrou que o governo recusou todas as sugestões apresentadas pelas FARC para dinamizar a agenda no espírito do acordo de Oslo.

Santos respondeu com um NÃO rotundo às seguintes propostas:

- a realização em território colombiano das conversações para a paz;

- a inclusão do comandante Simon Trinidad como membro da delegação das FARC;

- discussão de um cessar-fogo bilateral com a participação do ministro da Defesa e do general Alejandro Navas, comandante chefe das Forças Armadas;

- A “regularização” da guerra, ou seja, a sua humanização;

- a participação da cidadania nas conversações para a paz;

- prioridade para o debate amplo e profundo da questão agrária com a presença do ministro da Agricultura;

- a convocação de uma Assembleia Constituinte.

Temos a imagem do governo, da oligarquia e das Forças Armadas nos “não” de Santos.

Balanço positivo

Seria, portanto, uma ilusão romântica crer que o desfecho do processo de paz de Havana será um acordo que abra a porta ao fim do conflito.

O governo de Bogotá, em período pré-eleitoral, tenta ganhar tempo e atenuar a combatividade das massas simulando uma abertura ao diálogo. A história não se repete da mesma forma. Mas tudo indica que, em data ainda imprevisível, imitará o ex-presidente Pastrana, quando este rompeu em fevereiro de 2002 as negociações com as FARC em El Caguan e invadiu a zona desmilitarizada.

A transparência do plano de Juan Manuel Santos torna pertinente a pergunta formulada por muitos dos que acompanham os diálogos de Havana, incluindo gente solidária com o combate das FARC. Valeu a pena iniciar estas negociações armadilhadas? É minha convicção que o balanço é muito positivo.
O interesse suscitado pelas conversações de Havana e o prólogo de Oslo permitiram que a voz da guerrilha chegasse a milhões de pessoas em dezenas de países. Em conferências de imprensa, em entrevistas e artigos, dirigentes, como os comandantes Ivan Marquez, Rodrigo Granda, Jesus Santrich e outros, projetaram a imagem real das FARC e da sua organização revolucionária, incompatível com a perversa caricatura que delas exportam Santos e os seus generais.

Tive a oportunidade de conhecer alguns desses combatentes das FARC. E reafirmo o que deles escrevi: poucas vezes encontrei revolucionários marxistas mais autênticos, mais firmes, mais preparados ideologicamente para a exposição e a defesa dos objetivos, estratégia e tática da sua organização, que se assume como partido.

As FARC apelaram, agora, mais uma vez à União Europeia para que retire o seu nome da lista de organizações terroristas, indesculpável erro cometido por pressão de Washington e do ex-presidente Uribe Vélez. Culpado de terrorismo de Estado, inventor do paramilitarismo e cúmplice do narcotráfico foi o governo fascista de Uribe.

Como português sinto amargura e vergonha por Juan Manuel Santos ter sido recebido em Lisboa com honras especiais e elogiado como chefe de um Estado democrático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”